Glutamina reduz risco de síndrome do intestino irritável pós-infecciosa

A glutamina pode ajudar na manutenção da barreira da mucosa e auxiliar também na redução dos riscos de contrair a Síndrome do Intestino Irritável.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Um dos benefícios do uso da glutamina é ajudar na síntese proteica e na hidratação muscular. Pesquisadores descobriram que o aminoácido pode ser benéfico também na manutenção da barreira da mucosa intestinal e na redução dos riscos de contrair a Síndrome do Intestino Irritável (SII) após pacientes sofrerem infecção aguda com predominância de diarreia.

Um estudo realizado com 115 pacientes, publicado na revista BMJ Journals, investigou a eficácia no consumo de glutamina na normalização da permeabilidade intestinal e na melhora dos sintomas gastrointestinais em indivíduos com a Síndrome do Intestino Irritável. Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos, um foi medicado com o aminoácido por via oral em pó (5g), e o outro grupo recebeu placebo (whey protein ou compostos similares) por três vezes ao dia, durante oito semanas.

Leia mais: Dieta com restrição de FODMAP: uma estratégia no manejo da Síndrome do Intestino Irritável

O desfecho primário apontou uma redução de ≥50 pontos na escala de severidade dos sintomas da SII. O desfecho secundário incluiu melhorias na frequência diária de peristaltismo e na permeabilidade intestinal. O desfecho primário ocorreu em 43 participantes do grupo que recebeu glutamina (79,6%) e em 3 indivíduos (5,8%) do grupo do placebo.

Nos pacientes com Síndrome do Intestino Irritável, diagnosticados também com permeabilidade intestinal aumentada seguida de infecção entérica, a ingestão de glutamina reduziu todos os indicadores relacionados nos desfechos primários e secundários. Quase 80% dos participantes do grupo medicado com o aminoácido apresentaram as melhorias apresentadas no desfecho primário, enquanto no grupo que recebeu placebo o percentual foi de apenas 6%. O componente foi eficaz também na redução de problemas intestinais, como a normalização da permeabilidade do intestino e da frequência diária de peristaltismo.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades