Golden hour: os benefícios para mãe e bebê

Golden Hour: bebês amamentados na primeira hora de vida possuem 22% menor risco de mortalidade, se comparados com outros bebês.

Golden Hour, traduzindo Hora Ouro, é o termo utilizado para denominar a primeira hora de vida do bebê após o seu nascimento. O clampeamento tardio do cordão umbilical, a promoção e manutenção do contato pele a pele e o início precoce do aleitamento materno exclusivo, ainda na Golden Hour, são três cuidados simples e baseados em evidências científicas que promovem inúmeros benefícios para díade mãe e bebê, inclusive são comprovadamente um fator de proteção contra mortalidade neonatal. 

O Ministério da Saúde recomenda que ao nascer, os bebês com boa vitalidade devem ser colocados em contato pele a pele sobre o abdômen ou tórax de suas mães,  em decúbito ventral, durante a primeira hora de vida. A cabeça do recém nascido deve ser protegida com uma touca e um cobertor seco e aquecido deve ser colocado sobre o bebê, o abdômen ou o tórax da mãe. A promoção do contato pele a pele auxilia na termorregulação do bebê, adaptação da vida extrauterina, colonização da pele do recém nascido e promove uma oportunidade ímpar para o início da amamentação precoce.

Bebês ativos e reativos, ao nascerem vivenciam um estado de alerta durante a primeira hora de vida devido a ação de catecolaminas liberadas durante o trabalho de parto. Quando são colocados sobre o abdômen ou tórax da mãe, são capazes de rastejar e buscar o seio materno e iniciar movimentos de sucção. Esse comportamento biológico do bebê é conhecido como Breast Crawl.

Golden Hour: bebês amamentados na primeira hora de vida possuem 22% menor risco de mortalidade, se comparados com outros bebês.

Benefícios da golden hour

Bebês amamentados na primeira hora de vida possuem 22% menor risco de mortalidade, se comparados com bebês que não vivenciaram esse momento com suas mães. Um estudo conduzido na Índia evidenciou que o risco de mortalidade neonatal aumentou em 78% em bebês que iniciaram o aleitamento materno tardiamente, ou seja, após as primeiras 24 horas de vida. 

 Esse fator de proteção do aleitamento materno na Golden Hour parece ter relação com os aspectos imunológicos e probióticos do leite materno. Com a aquisição de bactérias saprófitas que colonizam o trato intestinal e fatores imunológicos bioativos como a Imunoglobulina A, ambos presentes no colostro, o recém nascido diminui os riscos infecciosos e, consequentemente, a mortalidade por essas causas.  

Além disso, estudos demonstraram que o colostro de mulheres, cujos bebês são prematuros, possuem maior concentração de  interleucinas e fatores de crescimento (TGFβ1),se comparado ao colostro de mães de bebês a termo. A amamentação ainda na sala de parto também está relacionada a maiores taxas de aleitamento materno e aleitamento materno exclusivo aos seis meses.

Para a mulher, amamentar na primeira hora após o parto favorece a descida do leite e diminui os riscos de hemorragia, uma vez que há estimulação da liberação de ocitocina, que tem a função tanto de ejeção de leite quanto de contração uterina. Além disso, é possível observar outros benefícios como fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê, redução do estresse materno e menor risco de depressão pós-parto. 

Uma vez que a amamentação precoce tem associação direta com maiores taxas de aleitamento materno e aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses, é importante destacar também os benefícios a longo prazo para a saúde da mãe e bebê: Proteção contra doenças infecciosas e alérgicas, promoção do desenvolvimento craniofacial, proteção contra morte súbita, melhor desenvolvimento motor, proteção contra câncer de mama, ovário e endométrio nas mulheres, maior perda de peso, etc. 

Diante da gama de benefícios que tais práticas baseadas em evidências conferem para a saúde da mulher e seu bebê, a equipe de enfermagem tem fundamental importância para que a assistência na sala de parto garantam a realização desses cuidados, devendo ser adiado todo e qualquer procedimento que separe o binômio mãe e bebê, como banho e avaliação antropométrica. 

Referências bibliográficas

  •  Boccolini CS, et al. Breastfeeding during the first hour of life and neonatal mortality. J Pediatr (Rio J). 2013;89(2):131−136
  • Brasil. Ministério da Saúde. Além da sobrevivência: práticas integradas de atenção ao parto, benéficas para a nutrição e a saúde de mães e crianças / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno. – 1. ed., 1. reimp. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013. 50p.
  • Brasil, Ministério da Saúde. Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno. Secretaria de atenção a saúde. Brasília, DF, 2010.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.