Gonorreia: novo antibiótico oral para tratamento da IST é testado

Uma nova pesquisa testou a eficiência de um novo antimicrobiano chamado zoliflodacina no combate à Neisseria gonorrhoeae resistente à maioria dos antibióticos.

A gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Os locais mais comuns acometidos pela doença são a vagina, o pênis, o ânus e, em alguns casos, a faringe. O tratamento da infecção envolve administração de antimicrobianos como amoxilina, tetraciclina, ciprofloxacina, benzilpenicilina, ceftriaxona e azitromicina, etc. No entanto, a doença está cada vez mais resistente aos antibióticos, o que preocupa a classe médica, tanto que as diretrizes de tratamento da enfermidade sofreram atualizações recentemente.

depressão, antidepressivo

Zoliflodacina contra a gonorreia

Pesquisadores testaram a eficácia de um novo antimicrobiano chamado zoliflodacina no combate à Neisseria gonorrhoeae resistente. O levantamento foi realizado entre 2014 e 2015 e publicado em novembro na The New England Journal of Medicine. O estudo contou com 179 participantes (167 homens e 12 mulheres). O tempo de follow up foi de seis dias, e ocorreram visitas aos pacientes nos 30 dias seguintes.

Leia mais: Vacina meningocócica pode proteger contra a gonorreia

Os indivíduos foram divididos em três grupos, o primeiro grupo recebeu uma dose única de 2 g de zoliflodacina (N=57), o segundo foi medicado com uma dose única de 3 g de zoliflodacina (N=56) e o terceiro recebeu injeção de 500 mg de ceftriaxona (N=28).

Resultados

Ao final da pesquisa, a cura da gonorreia urogenital ocorreu em 96% dos participantes do primeiro grupo, 96% nos do segundo e 100% nos pacientes do terceiro grupo. Apesar da eficácia da zoliflodacina neste tipo de gonorreia, o antimicrobiano não se mostrou eficiente no tratamento da gonorreia faríngea. Dos oito indivíduos diagnosticados com gonorreia faríngea no grupo da zoliflodacina 2 g, houve cura apenas em quatro (50%); dos 11 pacientes com este tipo de infecção, houve cura em apenas nove no grupo medicado com zoliflodacina 3 g (82%), e os quatro participantes do grupo da ceftriaxona foram curados (100%)

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências: 

  • TAYLOR, Stephanie N. et al Single-Dose Zoliflodacin (ETX0914) for Treatment of Urogenital Gonorrhea. N Engl J Med 2018; 379:1835-1845. DOI: 10.1056/NEJMoa1706988

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags