Gordura trans será banida dos alimentos industrializados do Brasil

Foi aprovada a resolução que determina a eliminação da gordura trans nos alimentos industrializados no país, reduzindo aos poucos de 2020 a 2023.

Foi aprovada a resolução que determina a eliminação da gordura trans nos alimentos industrializados no país. As empresas alimentícias terão que reduzir a utilização até julho de 2021, e parar de produzir definitivamente a partir de 2023.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a eliminação global da gordura trans pode evitar 500 mil mortes por ano.

garfo e faca em cima de mesa vazia representando eliminação da gordura trans

Eliminação da gordura trans

O processo de redução vai ocorrer em três etapas: a primeira será a limitação da utilização da gordura na produção industrial de óleos refinados para, no máximo, 2%. Essa etapa terá um prazo de 18 meses de adaptação, devendo ser totalmente aplicada até o dia 1º de julho de 2021.

A restrição da segunda fase será aplicada até o dia 1º de janeiro de 2023, quando será marcado o início da terceira fase com o banimento total do ingrediente para fins de consumo. A gordura trans ainda poderá ser usada para fins industriais, mas não como ingrediente final em receitas para o consumidor.

Atualmente, não há quantidade máxima definida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os produtos importados também precisarão seguir essas regras. O seu descumprimento poderá acarretar em advertências e até em multas, que serão definidas pela agência.

Leia também: ASCO 2019: baixo teor de gordura na dieta reduz mortalidade por câncer de mama

Já no caso dos óleos refinados, os ácidos graxos trans não serão banidos. A Anvisa levou em consideração que esses óleos passam por altas temperaturas no processo de refinamento, o que acaba produzindo a gordura trans de forma não proposital.

Riscos para a saúde

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de gordura trans acima de 1% do Valor Energético Total que uma pessoa ingere diariamente já eleva significativamente o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

A meta é reduzir a ingestão de gordura trans entre os brasileiros, que chega hoje a quase 2% entre os adolescentes, por exemplo.

Mudanças nas regras de rotulagem nutricional já estão sendo discutidas pela agência e devem ser votadas ainda no primeiro semestre de 2020.

Em maio deste ano, a OMS alertou que 5 bilhões de indivíduos no planeta correm risco de desenvolver doenças relacionadas ao consumo de gordura trans. Estima-se que o ingrediente cause 500 mil óbitos anualmente em todo o mundo.

No Brasil, as doenças cardiovasculares são a principal causa de óbitos e de internações hospitalares. Em 2015, foram 424.058 óbitos causados por enfarte agudo do miocárdio, hipertensão, arritmias e outras complicações cardiovasculares, com 31% do total.

Veja mais: Obesidade: consumo de gordura saturada influencia na saciedade?

Produção brasileira e mundial

De acordo com a Anvisa, o volume de produção anual de gordura trans no Brasil caiu de 591.244 toneladas em 2013 para 516.525 toneladas em 2017.

A estimativa é que, em 2026, a produção seja de 71.865 toneladas. Apesar da importante redução, o Brasil é o país das Américas com maior volume de produção de gordura trans, representando quase 35% e superando os Estados Unidos.

No mundo, 49 países já adotaram medidas regulatórias de restrição ao uso da gordura trans. Na Europa, o valor máximo é de 2% para todos os alimentos. Já os Estados Unidos decidiram banir esse tipo de gordura em 2015.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.