Governo concede bonificação de 20% sobre o valor da bolsa de residência em saúde

Foi concedida uma bonificação de 20% sobre a bolsa de residência da área de saúde como reconhecimento pelo trabalho prestado durante a pandemia.

Foi concedida uma bonificação de 20% sobre o valor da bolsa paga aos residentes da área de saúde como reconhecimento pelo trabalho prestado durante o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no país. O valor adicional de R$ 667 será pago aos profissionais de todas as áreas de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais e psicólogos.

O Banco do Brasil vai disponibilizar uma plataforma digital para o pagamento das bonificações aos residentes. A bonificação da bolsa, publicada na Portaria Nº 580, de 27 de março de 2020, está prevista inicialmente para durar seis meses.

mulher com máscara e touca em residência em saúde no combate ao coronavírus

Ampliação da cobertura na assistência aos usuários do SUS

O objetivo é ampliar a cobertura na assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir o tempo de espera nos atendimentos aos pacientes de alto risco em unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares nos casos de infecção pela Covid-19.

A iniciativa faz parte da ação estratégica “O Brasil Conta Comigo – Residentes na área de Saúde”, direcionada aos profissionais de saúde inscritos nos Programas de Residência Médica e Residência em Área Profissional da Saúde.

Atualmente, os residentes recebem a quantia bruta de R$ 3,3 mil. O valor da bonificação será o mesmo para todas as categorias de saúde. A estimativa é de que cerca de 80 mil residentes sejam contemplados.

Quem vai receber o valor adicional?

Para receber o valor adicional não será necessário fazer adesão em nenhum programa. O processo será realizado diretamente pelas Comissões de Residência com o Ministério da Saúde para os residentes que estiverem efetivamente em atividade.

Leia também: Formaturas serão adiantadas para que mais profissionais possam atuar contra o coronavírus

O reajuste é destinado aos profissionais que estejam cursando programas de residência voltados ao atendimento da população em todos os níveis da atenção à saúde e à gestão em saúde, sendo programas de residência financiados pelo Ministério da Saúde, por outros órgãos ou entidades públicas federais, estaduais, distritais ou municipais, além de instituições sem fins lucrativos.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.