Governo Federal anuncia nova vacina brasileira contra a Covid-19, a Versamune

Mais uma vacina nacional contra a Covid-19 está a caminho. O Governo Federal anunciou a Versamune, imunizante contra a Covid-19.

Mais uma vacina nacional contra a Covid-19 está a caminho. O Governo Federal anunciou a Versamune®-CoV-2FC, imunizante desenvolvido pelo pesquisador Célio Lopes Silva, professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (FMRP-USP), em parceria com a Farmacore Biotecnologia e a PDS Biotechnology, dos Estados Unidos.

Monitorado pelo Ministério da Saúde (MS), o projeto foi protocolado junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a realização de estudo das fases 1 e 2. O plano terá apoio financeiro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para realização de testes em 360 voluntários.

Os resultados dos estudos não clínicos obtidos até o momento demonstram qualidade e competitividade no controle da Covid-19. A vacina demonstrou capacidade de ativar todo o sistema imunológico.

A Versamune utiliza a tecnologia da proteína recombinante, a mesma da Novavax. Nesta técnica, pesquisadores cultivam em laboratório réplicas inofensivas da proteína que o novo coronavírus usa para entrar nas células do corpo.

Depois de extraída e purificada, a proteína é embalada em nanopartículas do tamanho do vírus. No caso da Versamune, a nanopartícula foi desenvolvida pela PDS Biotech.

vidros de vacina versamune contra a covid-19

Versamune

A Anvisa solicitou mais informações aos pesquisadores da FMRP-USP para analisar o pedido de autorização para testes clínicos em humanos da Versamune®-CoV-2FC. É importante ressaltar que as exigências não suspendem a análise dos demais dados apresentados até agora.

De acordo com a Farmacore, os dados solicitados consistem em resultados de controle de qualidade dos insumos e dos testes pré-clínicos em fase de finalização nos relatórios.

Segundo o grupo, os dados serão entregues dentro dos prazos estipulados pela Anvisa. A análise considerará a proposta do estudo, o número de participantes e os dados de segurança obtidos até o momento nos estudos pré-clínicos que são realizados em laboratório e animais.

Veja também: Anunciada a Butanvac, primeira vacina brasileira que pode começar a ser distribuída em julho

Cronograma

Helena Faccioli, CEO da Farmacore, afirma que a previsão é que os ensaios clínicos em humanos durem entre seis e nove meses.

Se a agência liberar os ensaios clínicos, as empresas realizarão as primeiras duas fases de testes em cerca de 360 voluntários. O objetivo é avaliar se a vacina gera os anticorpos necessários e se não há efeitos colaterais graves.

Na sequência, vem a fase 3, que deve contar com 20 mil a 30 mil voluntários para saber se o imunizante protegerá as pessoas contra o novo coronavírus e suas variantes. A partir disso, Helena Faccioli espera que entre janeiro e fevereiro de 2022 a Anvisa já esteja analisando um pedido de uso emergencial da vacina. Se for aprovado, a distribuição pode ser realizada imediatamente.

Leia mais: Vacinas e gestação, prevenir é o melhor remédio

Vacina nacional

Na coletiva de imprensa, realizada na última quinta-feira, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, destacou os projetos brasileiros para desenvolvimento de imunizantes, e exaltou a qualidade e os resultados obtidos pelos cientistas do país.

“O desenvolvimento de vacina nacional é uma estratégia extremamente importante. Tendo o completo controle da vacina, a gente pode adaptar isso de acordo com nossa tecnologia. Primeiro porque existem mutações do vírus. Segundo, porque fica mais barato, e terceiro, que o desenvolvimento dessas tecnologias vai apoiar não só a vacina da Covid, mas teremos a tecnologia para desenvolver rapidamente vacinas nacionais para outros vírus. Isso é estratégia de soberania nacional, e também permite vacinas para dengue, chikungunya e outras doenças”, destacou.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.