Governo vai financiar mais de mil bolsas de residência

O Ministério da Saúde financiará mais de mil novas vagas de residência. As instituições interessadas podem enviar suas propostas até novembro.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O Ministério da Saúde financiará mais de mil novas vagas de residência (400 de residência médica e 600 de residência em área profissional da saúde, com ênfase nas residências multiprofissionais). As instituições interessadas podem enviar suas propostas até novembro.

500x120-usuarios

Podem concorrer às vagas: instituições públicas estaduais, municipais e do Distrito Federal, e instituições privadas sem fins lucrativos, exceto as federais vinculadas ao Ministério da Educação (MEC).

A expansão será feita por meio do programa Pro-Residência, que incentiva a formação de especialistas através de bolsas. As propostas devem ser enviadas por meio do Sistema de Informações Gerenciais do Pró-Residência, no endereço https://sigresidencias.saude.gov.br.

Novidades

Propostas que considerem as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) serão priorizadas. O intuito é responder as demandas decorrentes da “tríplice epidemia” – Zika, Dengue e Chikungunya – e do cuidado às pessoas com microcefalia. Programas de residência em regiões com maior concentração de casos da doença (Nordeste, Norte e Centro-Oeste) terão prioridade.

Além disso, serão priorizadas as especialidades de maior relevância para o SUS, como Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Neurocirurgia, Pediatria, Psiquiatria, entre outras. Já na residência em área profissional da saúde, serão priorizadas áreas de concentração como a Atenção Básica/Saúde da Família, Atenção Clínica Especializada com ênfase em Infectologia, Enfermagem obstétrica, Neonatologia, Reabilitação, Vigilância em Saúde, etc.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER3

Referências:

  • https://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/26048-ministerio-da-saude-vai-financiar-mais-1-mil-bolsas-de-residencia
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades