Grupo de Resgate Voluntario: suporte emergencial para salvar vidas

O GRV atua com duas viaturas e equipes compostas de médicos, enfermeiros, técnicos e socorristas, todos voluntários, para somar junto aos bombeiros.

Na última semana, uma idosa, aparentemente desorientada, foi vista vagando pelas ruas do Centro, em Campos dos Goytacazes (RJ). Ela foi resgatada por um grupo de voluntários, que agora se empenha em encontrar sua família. Essa é uma das muitas pessoas que já foram salvas Grupo de Resgate Voluntario (GRV), uma ONG que atua em situações de emergências na cidade e em rodovias.

Com o objetivo de “oferecer um serviço complementar de saúde, com ambulatório, cuidado de enfermagem, humanização do tratamento, e emprego de viaturas e pessoal treinado para resgates e emergências em auxílio aos órgãos públicos”, a ONG opera em Campos dos Goytacazes desde 2012.

O GRV atua com duas viaturas e equipes compostas de médicos, enfermeiros, técnicos e socorristas, todos voluntários, para somar junto aos bombeiros, grupos locais no atendimento às emergências.

Além disso, a ONG também participa ativamente da formação de profissionais em resgate e salvamento, através de treinamentos e palestras, de missões humanitárias, ações em defesa civil e para reduzir o desconforto de crianças e adultos internados em hospitais.

Conheça os projetos do Grupo de Resgate Voluntário:

-> S.A.V.E.

O projeto S.A.V.E. (Serviço Avançado Verificação de Emergências), é direcionado ao atendimento de serviços de remoção, locais de fisioterapia, cuidados do paciente acamado e cuidados ao paciente com mobilidade limitada. O objetivo é minimizar o desconforto do paciente, acompanhar sua recuperação/evolução junto com serviço de saúde e agregar maior qualidade de vida com o atendimento humanizado.

-> Grupo de Operações Especiais em Resgate – GOER

Emprego de viaturas, pessoal especializado, treinado em técnicas de resgate em espaços confinados, soterramentos, alagamentos e locais difícil acesso.

-> Centro de Estudo Profissionalizante

Cursos de resgate e emergência baseados no protocolo PHTLS para profissionais de saúde ou leigos. Entre 2011 e 2016, mais de 650 pessoas foram capacitadas, estando aptas a atuar em eventos de emergência como infarto, quando o tempo de resposta é crucial para o desfecho do paciente.

-> Socorrista da Alegria

O projeto consiste em levar alegria a crianças internadas em hospitais ou idosos em asilos. Nas visitas, uma equipe de socorristas se veste de palhaço e leva brincadeiras e atividades que promovam bem estar para os pacientes. Veja no vídeo abaixo uma ação realizada no Dia das Crianças de 2014:

Gostou do trabalho do Grupo de Resgate Voluntário? Então, conheça mais sobre a equipe e saiba como ajudar!

Site do GRV: https://www.grv.org.br/

Página do Facebook: https://www.facebook.com/grupoderesgatevoluntario/

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades