Leia mais:
Leia mais:
Estenose aórtica importante: quando preferir tratamento cirúrgico?
Histopatológico e vesícula biliar
Guideline sobre TaTME, laparoscopia e robótica como tratamentos para tumores retais
Indicações das vacinas contra o HPV no Brasil
Aberta consulta pública para inclusão de cinco medicamentos contra o câncer no rol da ANS

Guideline sobre TaTME, laparoscopia e robótica como tratamentos para tumores retais

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O câncer colorretal possui diversas modalidades de tratamento e dependendo da localização do tumor, a estratégica cirúrgica e oncológica também se altera. Isto é significativamente mais notório nos tumores mais distais, onde terapias não operatórias são empregadas, como os protocolos desenvolvidos pela Prof. Angelita Gama.

No entanto, os tumores distais do reto quando indicado o tratamento cirúrgico requerem, na sua maioria, uma ressecção da gordura perirretal em sua totalidade, a chamada ressecção total do mesorreto. Com a videolaparoscopia, a visualização desta ressecção foi muito facilitada, porém existem situações em que o avanço da ressecção em direção à pelve é bastante difícil por questões anatômicas. Desta forma, foi proposto que parte desta ressecção mesorretal seja iniciada de maneira transanal e assim, as barreiras anatômicas pudessem ser transponíveis.

Apesar disto, os resultados encontradas pela TaTME (transanal total mesorectal excision), possuem dados conflitantes e assim para tentar nortear a prática clínica, duas sociedades europeias (Sociedade de Cirurgia endoscópica e Sociedade de Gastroenterologistas) se uniram para formar um guideline, com embasamento em dados de revisão sistemática e metanálise no uso de TaTME x laparoscopia x robótica, em pacientes com tumores retais.

TaTME

Método e objetivo

Este guideline tem como objetivo ser um guia rápido e foi utilizado um número menor de painelistas e auxílio de software para responder e graduar os quesitos apresentados. Perguntas do guideline:

  • Deve o TaTME ser preferido a laparoscopia com excisão mesorretal total para o tratamento do câncer retal?
  • Deve o TaTME ser preferido a robótica com excisão mesorretal total para o tratamento do câncer retal?

O grupo definiu dez desfechos de relevância que deveriam ser analisados em cada artigo, como mortalidade, complicações, fístulas e até qualidade de vida e graduou sua importância de forma a criar uma escala. A busca de artigos foi realizada no MEDLINE,  com artigos em pacientes adultos com adenocarcinoma de reto comparando TaTME com excisão mesorretal total laparoscopia/robótica.

Resultados

Um total de 822 artigos foram avaliados, porém apenas 17 apresentaram os critérios necessários. As avaliações de longo prazo estavam disponíveis em apenas três estudos.

  • Foi proposto que a TaTME deve ser proposto sobre excisão mesorretal total por laparoscopia se a expertise estiver disponível.

Grau de recomendação: FRACA

Há alguma evidência da superioridade do TaTMe em alguns critérios avaliados, porém isto não se mantém na análise global. Por ser uma técnica relativamente recente o TaTME, possui um número reduzido de pessoas com grande expertise. Além disto, os dados referentes a resultados a longo prazo ficam prejudicados.

  • Foi proposto que a TaTME deve ser proposto sobre excisão mesorretal total por robótica se a expertise estiver disponível.

Grau de recomendação: FRACA 

Não há dados suficientes que corroborem a abordagem exclusiva sobre qualquer uma das técnicas.

Discussão

Por ser uma técnica nova, não possuímos dados relevantes, especialmente a longo prazo. Os cirurgiões afeito a técnica, permanecem utilizando, e portanto estudos futuros poderão subsidiar os dados que hoje ainda são prematuros. Uma das vantagens deste tipo de procedimento é que parece não agregar grandes custos extras aos procedimentos já realizados.

Uma revisão deste artigo já está programada para ser realizada em 2025.

Em conclusão, este artigo analisou os dados mais recentes referentes a TaTME disponíveis e assim um alto grau de evidência.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Milone M, Adamina M, Arezzo A, et al. UEG and EAES rapid guideline: Systematic review, meta-analysis, GRADE assessment and evidence-informed European recommendations on TaTME for rectal cancer. Surg Endosc. 2022;36(4):2221-2232. doi: 10.1007/s00464-022-09090-4 
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.