Há associação entre fumo passivo e asma na infância?

De acordo com um estudo recente, existe uma associação entre exposição ao fumo passivo e a ocorrência de asma na infância, síndrome tipo asma e sibilância.

De acordo com um estudo chinês publicado no jornal Pediatric Pulmonology, existe uma associação positiva entre exposição pré e pós-natal ao fumo passivo e a ocorrência de asma na infância, síndrome tipo asma e de sibilância.

A exposição ao fumo passivo pode desencadear exacerbações de asma em crianças. Diferentes estudos relacionaram aumento dos sintomas de asma e até mesmo óbitos em crianças expostas ao fumo passivo, mas o risco não é quantificado uniformemente entre os estudos. Dessa forma, o objetivo dos pesquisadores foi investigar o papel da exposição ao fumo passivo como fator de risco para asma em crianças.

Leia também: Quais as principais mudanças na terapia de asma para adolescentes baseadas no GINA?

Estudo indica relação entre fumo passivo e asma na infância

Características do estudo

O estudo consistiu em uma revisão sistemática e metanálise com dados obtidos através do PubMed, Scopus e Google Acadêmico. Foram pesquisados artigos publicados de junho de 1975 a 10 de março de 2020. Estudos de coorte, de caso-controle e de corte transversal que relatam odds ratio (OR) ou estimativas de risco relativo (RR) e intervalos de confiança (IC) de todos os tipos de exposição ao fumo passivo e asma infantil foram incluídos.

Foram identificados 26.970 estudos. Destes, 93 estudos foram elegíveis e incluídos na metanálise (42 transversais, 41 de coorte e 10 de caso-controle). Os pesquisadores observaram uma associação significativamente positiva entre a exposição ao fumo passivo e asma diagnosticada pelo médico (OR = 1,24; IC 95% = 1,20-1,28), sibilância (OR = 1,27; IC95% = 1,23-1,32) e síndrome do tipo asma (OR = 1,34; IC95% = 1,34-1,64). Os gráficos de funil dos três resultados se inclinaram para a direita, indicando que os estudos favorecem uma associação positiva da doença com a exposição ao tabaco. Além disso, a análise de subgrupos demonstrou que as crianças menores tendem a sofrer mais com o desenvolvimento de asma diagnosticada pelo médico, mas os adolescentes sofreram mais com a sibilância. Não houve evidência de publicação significativa ou pequeno viés de estudo usando testes de Egger e Begg.

Saiba mais: Caso clínico: asma descompensada durante pandemia, qual a melhor conduta?

Resultados

Esse estudo indica que a exposição a todos os tipos de tabagismo apresentou grandes riscos para as crianças desenvolverem asma, sibilância e síndrome do tipo asma e salienta que estudos anteriores mostraram que, em menos de 6 meses após o parto, cerca de 60% das mães voltaram a fumar e, dentro de um ano, mais de 80% recaem ao fumo após o parto. Além disso, os efeitos dessa exposição precoce à fumaça do fumo passivo podem durar mais de uma década e até continuar em uma geração adicional na linha materna.

Não somente o tabagismo dos pais influencia, mas também dos avós, por exemplo. Portanto, para os pais, é importante limitar todos os tipos de exposição ao tabaco das crianças durante a gravidez e durante toda a vida da criança; e para o governo, uma legislação deve ser feita em relação ao público e ao fumo doméstico. Dessa forma, preservando um ambiente limpo e saudável para as crianças.

Conclusão

Os pesquisadores concluíram que todos os tipos de exposição ao fumo passivo apresentavam riscos elevados para as crianças desenvolverem asma e alterar a função pulmonar. Além disso, destacam que os pais devem prestar atenção à prevenção de qualquer exposição ao tabaco e deve haver promoção à regulamentação do meio ambiente e à educação pré-natal por parte de governantes, preservando um ambiente limpo e saudável para as crianças.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) enfatiza que o impacto clínico e também social das enfermidades respiratórias na infância deve motivar o pediatra a enxergar o tabagismo passivo como uma doença, reconhecê-lo de forma sistemática na prática diária e buscar eliminá-lo da vida das crianças.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.