Leia mais:
Leia mais:
ACC 2021: aspirina na prevenção secundária – qual a melhor dose?
Twilight: suspender AAS após 3 meses de DAPT com ticagrelor reduz sangramentos
ESC 2019: ticagrelor não reduz eventos em diabéticos com angina
Estudo avalia efeitos da apixabana no paciente com FA e SCA [ACC 2019]
AAS é eficaz na prevenção de tromboembolismo venoso?

Há benefício na manutenção do AAS em cirurgias vasculares de alto risco?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O estudo POISE-2 foi desenvolvido para avaliar o uso de AAS e/ou clonidina no risco cardiovascular em pacientes submetidos a cirurgias não-cardíacas. Como mostrado por nós na reportagem da diretriz brasileira de perioperatório, nem o AAS nem a clonidina mostraram benefícios na redução do risco de eventos cardiovasculares, e no caso do AAS houve um aumento no risco de sangramento. Contudo, os procedimentos vasculares são considerados de alto risco para IAM e AVC, e acredita-se que neste grupo de maior risco poderia haver benefício da manutenção do AAS. Por isso, os pesquisadores realizaram uma análise post hoc exclusiva para cirurgias vasculares arteriais periféricas e de aneurisma de aorta, excluindo a endarterectomia carotídea, na qual o uso do AAS está comprovado!

Leia mais: AAS deve ser ajustado pelo peso na prevenção primária de eventos cardiovasculares?

No POISE-2, 10 mil participantes foram incluídos em vários centros no mundo, dos quais 265 realizaram cirurgia de aneurisma de aorta e 272 de bypass arterial periférico. A idade média foi de 68 anos, metade de cada sexo, 22% com coronariopatia associada, 38% de diabéticos e 24% tabagistas. Como resultado, não houve benefício do AAS na redução do risco de morte nem de infarto nos primeiros 30 dias após a cirurgia. E pior, o AAS aumentou o risco de sangramento. Nem para prevenir trombose aguda do enxerto arterial houve maior benefício.

Desse modo, os autores do estudo concluem que não há benefício em manter ou iniciar AAS no pré-operatório de cirurgias vasculares de alto risco (exclui carótida!), e pode haver maior risco de sangramento. Pelo contrário, os pesquisadores até sugerem uma meta-análise para avaliar se, de fato, o AAS não deve é ser suspenso neste tipo de cirurgia.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

  • Biccard, B. M., Sigamani, A. , Chan, M. T., Sessler, D. I., Kurz, A. , Tittley, J. G., Rapanos, T. , Harlock, J. , Szalay, D. , Tiboni, M. E., Popova, E. , Vásquez, S. M., Kabon, B. , Amir, M. , Mrkobrada, M. , Mehra, B. R., El Beheiry, H. , Mata, E. , Tena, B. , Sabaté, S. , Zainal Abidin, M. K., Shah, V. R., Balasubramanian, K. and Devereaux, P. J. (2018), Effect of aspirin in vascular surgery in patients from a randomized clinical trial (POISE‐2). Br J Surg. . doi:10.1002/bjs.10925
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um comentário

  1. benito annunciato

    É obvio, que não !!!!! Sangramento para todo lado !!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar