Haloperidol ou ziprasidona são eficazes no controle de delirium na UTI?

Um estudo com 20.914 pacientes testou se o haloperidol e a ziprasidona, em relação ao placebo, diminuiriam a duração do delirium e coma em pacientes.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Delirium é uma disfunção aguda cerebral que, quando associada à doença crítica, possui morbidade significativa, incluindo alta mortalidade, longos períodos de ventilação mecânica e permanência hospitalar, altos custos e risco de distúrbios cognitivos quando se compara pacientes que não desenvolveram tal doença.

O uso de antipsicóticos típicos e atípicos nas unidades de terapia intensiva (UTI) é comum e, dentre eles, o haloperidol é um dos mais famosos. Apenas dois estudos pequenos randomizados foram realizados e não mostraram evidências de menor duração de delirium em UTI com o uso da droga. Antipsicóticos atípicos como olanzapina, quetiapina, risperidona e ziprasidona também são muito utilizados e não mostraram bons resultados quando comparados a placebo em terapia intensiva.

delirium

Controle do delirium

A revista New England Journal of Medicine recentemente publicou também um artigo envolvendo 20.914 pacientes que comparava se o uso de haloperidol e ziprasidona intravenosos, em relação ao placebo, diminuiriam a duração do delirium e coma em pacientes críticos.

Pesquisadores recrutaram pacientes antes e no momento do desenvolvimento de delirium e utilizavam a escala Confusion Assessment Method (CAM-ICU) para tal seleção. Foram selecionados posteriormente 1183 pacientes de acordo com os critérios de inclusão. Se o paciente não tivesse delirium no momento da inclusão, aplicavam a escala de 12/12h até este estar presente ou até a morte, alta da UTI, desenvolvimento de um dos critérios de exclusão ou no máximo cinco dias. O trabalho teve duração de 14 dias.

Leia mais: Conheça novas recomendações da diretriz para Dor, Sedação e Delirium

O desfecho primário foi considerado dias sem delirium ou coma durante o estudo. Desfechos secundários incluíam detalhes sobre alta do paciente e reospitalização. O número de participantes do estudo que desenvolveu delirium foi 566. Desse total, 89% com delirium hipoativo e 11% hiperativo. Três grupos semelhantes receberam haloperidol, ziprasiona ou placebo em cada braço.

Resultados

A mediana de dias sem delirium ou coma foi:

  • grupo placebo: 8,5 (IC 95% 5,6-9,9)
  • grupo que recebeu ziprasidona: 8,7 (IC 95% 5,9-10)
  • grupo que recebeu haloperidol: 7,9 (IC 95% 4,4-9,6)

O próprio estudo lança hipóteses para o fracasso de tais antipsicóticos com a redução do tempo de delirium na UTI, como o não funcionamento do antipsicótico durante a doença crítica, sedação com ácido gama-aminobutírico em alguns pacientes internados, que poderia interagir com os psicotrópicos do estudo, doses dos remédios limitadas a 20 mg/dia de haloperidol e 40 mg/dia ziprasidona e, por fim, a heterogeneidade do grupo estudado, composto por grande parte de doentes com delirium hipoativo.

Take home message

Por fim, vale pensar, a partir desse estudo e de vários outros recentes, como delirium é uma condição clínica tão presente e importante para pacientes críticos e quão pouco temos conhecimento das drogas que usamos no tratamento desta condição.

Outros medicamentos já são utilizados para controle da agitação em ambiente intra-hospitalar, como a dexmedetomidina e a cetamina. A cetamina já foi avaliada e comparada com haloperidol em um estudo iraniano com objetivo de avaliar o tempo para sedação adequada como desfecho primário, e até foi considerada uma alternativa eficaz e segura comparada ao haloperidol. Teríamos outras alternativas já disponíveis a serem estudadas e utilizadas nos pacientes que evoluem com delirium intra-hospitalar?

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Girard T, et al. Haloperidol and Ziprasidone for Treatment of Delirium in Critical Illness. N Engl J Med 2018; 379:2506-2516. DOI: 10.1056/NEJMoa1808217.
  • HEYDARI, Farhad et al. Effect of Intramuscular Ketamine versus Haloperidol on Short-Term Control of Severe Agitated Patients in Emergency Department; A Randomized Clinical Trial. Bulletin of Emergency And Trauma, [S.l.], v. 6, n. 4 OCT, p. 292-299, sep. 2018. ISSN 2322-3960.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades