Handoff pode influenciar na mortalidade de pacientes?

Um estudo do JAMA avaliou se pacientes que estão expostos à transição no final do plantão médico apresentam maior risco de mortalidade.

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

Handoff é definida como a transição do cuidado do paciente para outro clínico através da transferência de informações, responsabilidade e autoridade (ou seja, o equivalente para a passagem de caso). Evidências crescentes indicam que essas transferências podem ser uma fonte de eventos adversos e erros.

Um estudo de coorte retrospectivo publicado recentemente no JAMA avaliou se pacientes que estão expostos à transição no final do plantão médico apresentam maior risco de mortalidade.

No total 230.701 pacientes foram avaliados em 10 universidades dos Estados Unidos, 95,8% eram homens e idade média foi de 65,6 anos. O tempo médio de permanência hospitalar foi de 4,2 dias (desvio padrão: 4,7). O estudo ocorre entre 2008 e 2014.

A transição dos pacientes no final do período do plantão médico foi associada com uma mortalidade intra-hospitalar significativamente maior (3,5% para a transição apenas entre internos versus 2,0% para o controle e 4,0% para a transição entre interno + médico-residente versus 2,1% para o controle).

O estudo mostrou que as transições realizados no final do período do plantão podem introduzir risco aos pacientes hospitalizados. Intervenções para melhorar essas transferências de pacientes podem ter benefícios significativos para a segurança do paciente.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referência:

  • Denson JL, Jensen A, Saag HS, Wang B, Fang Y, Horwitz LI, et al. Association Between End-of-Rotation Resident Transition in Care and Mortality Among Hospitalized Patients. JAMA. 2016 Dec 6;316(21):2204-2213. doi: 10.1001/jama.2016.17424.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags