Hanseníase: o segundo lugar do ranking que não queremos ocupar no Brasil

Brasil ocupa a 2ª posição de países com notificação de hanseníase, estando à Índia à frente.  Veja mais sobre a doença e o Janeiro Roxo.

A hanseníase, por muito tempo, ocupou uma das principais posições de destaque como um problema de saúde pública e ainda ocupa em algumas regiões do Brasil, como Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O estado do Mato Grosso do Sul, permanece em primeiro lugar no ranking de portadores da doença e o Brasil ocupa a segunda posição no mundo de países com notificação de hanseníase, estando à Índia à frente.  Esse fato é preocupante e evidencia a necessidade do fortalecimento de políticas públicas para a prevenção, manejo, tratamento e reabilitação da doença.  

Estamos no janeiro roxo, em que acontece a Campanha Nacional de Combate, Prevenção e Enfrentamento à Hanseníase. Um dos focos das ações deste mês é a conscientização e as medidas de controle, bem como reforçar as formas de transmissão, que se dá por gotículas (fala, tosse e espirro) de pessoas com a doença em período de transmissão e lembrar que a doença tem tratamento. 

Também é importante salientar que a hanseníase tem cura e todos os gastos do tratamento são custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O ideal é que as medidas de prevenção e diagnósticos precoce sejam realizadas no maior centro de capilaridade do SUS, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), ou seja, na Atenção Primária (AP).  

Para isso, é importante que os profissionais da saúde estejam sensibilizados e com conhecimento dos sinais e sintomas, para que possam identificar a doença no estágio inicial, por meio do exame clínico que identifica alterações que são características da doença, como alterações sensitivas e motoras. Além disso, o profissional capacitado é capaz de fornecer apoio, sanar dúvidas, encorajar o tratamento e reforçar as medidas de controle e notificações. 

Uma estratégia importante para identificação precoce dos casos é a educação em saúde, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). Durante as ações de promoção à saúde nas escolas, as crianças aprendem os sintomas da doença e identificam no seu corpo ou no corpo de familiares, sinais que possam caracterizar a hanseníase. Para isso, é necessário demonstrar com imagens e testes simples a doença em seu estado inicial.  Outro momento que pode ser abordada a temática é na reunião de pais e professores, educando os pares com relação ao agravo.  

Brasil ocupa a 2ª posição de países com notificação de hanseníase, estando à Índia à frente.  Veja mais sobre a doença e o Janeiro Roxo.

Pensando nisso, vamos relembrar algumas informações importantes sobre hanseníase? 

O agente causal da hanseníase é a Mycobacterium leprae, responsável por acometimento da pele e dos nervos periféricos, resultando em manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas na pele, com alteração da sensibilidade, que diminui paralelamente à força motora devido ao processo inflamatório que ocorre nos nervos. Afeta os membros superiores, inferiores, visão e surgem lesões ulcerativas ou nodosas, junto do espessamento dos nervos, diminuição dos pelos e suor. Pacientes que apresentem até cinco lesões de pele e/ou pacientes com até um tronco nervoso acometido são classificados como Hanseníase Paucibacilar e os que apresentam mais de cinco lesões de pele e/ou dois ou mais troncos nervosos acometidos são chamados de Multibacilar.  

Com base no exposto, os profissionais de saúde realizam o exame de sensibilidade nas lesões encontradas durante o exame dermatológico, no qual deve abordar a sensibilidade térmica, a dolorosa e a tátil. Outro exame que pode ser realizado, para auxílio do diagnóstico, é a baciloscopia, no qual é realizado o pinçamento do lóbulo auricular e a realização do raspado intradérmico. Entretanto, a inexistência do exame não prejudica o diagnóstico da doença, visto que, caso o indivíduo se enquadre ao diagnóstico com a avaliação clínica, é recomendado o início do tratamento.  

Entendemos que a hanseníase pode deixar múltiplas sequelas e que essas levam a incapacitações da população, comprometendo suas atividades laborais, de lazer e de relacionamentos interpessoais, muitas vezes levando ao afastamento social e desenvolvimento do adoecimento psíquico. Por isso, por muitos anos a pessoa que se contaminasse com o bacilo era tratada de forma marginalizada, chamada de “leproso” e acabava por apresentar piora do quadro. Hoje compreendemos o tratamento e a luta é para que a qualidade de vida do portador de hanseníase seja priorizada. 

Pesquisa de Ilozumba e Lilford (2021), que objetivou explorar evidências sobre a qualidade de vida de portadores de hanseníase evidencia que o domínio de alterações físicas, reações hansênicas, dor relacionada às neuropatias e o estigma social, contribuem fortemente para a diminuição da qualidade de vida. Enquanto o diagnóstico precoce, com envolvimento de uma equipe multidisciplinar, junto à educação em saúde e prevenção às incapacidades, contribuem para a melhora dessa. 

Janeiro Roxo 

Por isso, o objetivo do janeiro roxo é sensibilizar as pessoas e fortalecer as melhores práticas de saúde para evitar a Hanseníase, apontando que a prevenção é a melhor solução. Uma forma eficaz de prevenir é a vacinação BCG, medidas sanitárias de higiene e detecção precoce da doença, sendo essa tríade é indispensável para o combate. Além disso, outras estratégias são importantes nessa linha de cuidado, sendo elas: fortalecer as recomendações nacionais para o combate da hanseníase, bem como realizar o controle da mesma e apoiar os locais de tratamento, ofertando suporte e qualificação dos serviços e dos profissionais e promover ações educativas. 

No momento do diagnóstico e durante o tratamento, a pessoa deve portar a carteirinha de acompanhamento, “Caderneta de Saúde da Pessoa Acometida pela Hanseníase” pois é nela que ocorre os registros da evolução da doença, além de ter informações sobre o tratamento, direitos e medidas para a prática de autocuidado. 

Tratamento 

O tratamento atual é denominado poliquimioterapia única, pois associa três antimicrobianos, sendo a rifampicina, dapsona e clofazimina. O uso desses três componentes fortalece o tratamento e evita a resistência medicamentosa pela bactéria. O uso pode variar de seis meses, para a forma paucibacilar a doze meses para a forma multibacilar e o portador deve ser encorajado a concluir o tratamento e comparecer ao serviço de saúde para realizar as doses supervisionadas.  

Ainda no início do tratamento, as chances de transmissão se anulam, porém todos que tiveram contato com a bactéria devem ser avaliados, por medidas de segurança. Nesse caso, a avaliação consiste no exame minucioso da pele, orientações sobre a forma de transmissão e dos sinais e sintomas da doença e aplicação de BCG, conforme indicação: Pessoas com ausência de cicatriz vacinal ou com apenas 1 cicatriz da BCG devem receber 1 dose da vacina, já as pessoas que apresentarem 2 cicatrizes não possuem indicação de realizar a profilaxia. 

Por fim, afigura-se indispensável, celebrarmos o janeiro roxo como uma nova oportunidade de conhecimento, melhoria da qualidade da assistência e afastamento de todos os estigmas sociais relacionados aos portadores de hanseníase. Que possamos passar um pincel roxo de janeiro à dezembro, pois “a hanseníase tem cura e o preconceito também”. 

Referências  bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades