Leia mais:
Leia mais:
Refluxo laringofaríngeo refratário pode estar relacionado a ansiedade e/ou depressão?
Alta prevalência de depressão, ansiedade e estresse pós-traumático após covid-19 no Brasil
Depressão: recomendações da Comissão Mundial de Psiquiatria do The Lancet
Adultos também podem apresentar depressão pelo uso de redes sociais
Pesquisa alerta para altos níveis de depressão e pensamentos suicidas entre trabalhadores de saúde da América Latina

Hemodiálise e depressão: sertralina é melhor que terapia cognitivo-comportamental?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A depressão é comum em pacientes renais crônicos em hemodiálise e deve ser reconhecida e tratada o mais rápido possível. Um artigo recente publicado no Annals of Internal Medicine objetivou comparar a eficácia da terapia cognitivo-comportamental e o uso de sertralina no tratamento dos sintomas depressivos nessa população.

Para esse ensaio clínico multicêntrico, randomizado, pesquisadores analisaram 184 pacientes de 41 clínicas de hemodiálise de centros metropolitanos nos Estados Unidos. O critério de inclusão foi hemodiálise por, pelo menos, três meses e um escore de 15 ou mais na escala de depressão de Beck (BDI-II).

Quando iniciar diálise no paciente crítico?

hemodialise

Terapia cognitivo-comportamental vs sertralina

Os participantes fizeram entrevistas de engajamento ou visita de controle (fase 1) e 12 semanas de terapia cognitivo-comportamental na clínica de diálise ou tratamento com sertralina (fase 2). O desfecho primário para a fase 1 foi a proporção de participantes que iniciaram o tratamento para depressão em 28 dias; para a fase 2 foram os sintomas depressivos medidos pela escala QIDS-C em 12 semanas.

A proporção de participantes que iniciaram o tratamento para depressão não diferiu entre os grupos (66% vs. 64%; P = 0,77). A sertralina foi mais eficaz na redução dos escores de depressão na QIDS-C em 12 semanas do que a terapia cognitivo-comportamental (estimativa de efeito: -1,84 [-3,54 a -0,13]; P = 0,035). No entanto, eventos adversos foram mais comuns no grupo que recebeu o antidepressivo.

Conclusões

Com base nos achados, os pesquisadores concluíram que em pacientes em hemodiálise o tratamento com sertralina por 12 semanas é mais eficaz contra a depressão do que a terapia cognitivo-comportamental.

Terapia com estatinas deve ser continuada em pacientes que começam diálise?

Referências:

  • Mehrotra R, Cukor D, Unruh M, Rue T, Heagerty P, Cohen SD, et al. Comparative Efficacy of Therapies for Treatment of Depression for Patients Undergoing Maintenance Hemodialysis: A Randomized Clinical Trial. Ann Intern Med. [Epub ahead of print ] doi: 10.7326/M18-2229
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.