Leia mais:
Leia mais:
Uso do fibrinogênio no trauma hemorrágico
Eventos hemorrágicos no paciente crítico
Dor crônica e reabilitação pós-infecção por Covid-19
Como manejar sangramentos causados por anticoagulantes orais?
Devemos ensinar à população como se utiliza o torniquete?

Hemorragia cerebral: você conhece os efeitos da reabilitação?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Após uma hemorragia intracerebral, a reabilitação melhora o resultado funcional e reduz a perda de tecido crônico, mas os mecanismos ainda não são completamente compreendidos.

Para investigar essa questão, pesquisadores realizaram um estudo com roedores. A hemorragia cerebral foi induzida em ratos com colagenase e eles foram randomizados para reabilitação enriquecida ou intervenção de controle a partir do dia 7.

Foram utilizadas técnicas de imagem biospectroscópica para determinar com precisão as alterações elementares e moleculares no dia 14. O teor de hemoglobina foi avaliado com espectroscopia Raman. Imagens de raios X mapearam ferro, cloro, potássio, cálcio e zinco. A agregação de proteínas, um marcador de estresse oxidativo, e a distribuição de outras macromoléculas também foram avaliadas.

Um segundo teste estimou o volume de hematoma com um ensaio espectrofotométrico no 21º dia.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Na primeira experiência, a reabilitação reduziu o teor de hemoglobina do hematoma (p = 0,004) e a quantidade de ferro peri-hematoma (p <0,001). O dano oxidativo foi altamente localizado na fronteira hematoma/peri-hematoma e foi diminuído pela reabilitação (p = 0,004).

O conteúdo lipídico na região peri-hematoma foi aumentado pela reabilitação (p = 0,016). Ela reduziu também o tamanho dos depósitos de cálcio (p = 0,040) e atenuou a homeostase persistente de cloreto (p <0,001), mas não de potássio (p = 0,060). O segundo estudo confirmou que a reabilitação diminuiu o volume de hematoma (p = 0,024).

Veja também: ‘Novas diretrizes: reversão dos anticoagulantes na hemorragia cerebral’

Nos testes com camundongos, a reabilitação acelerou a depuração de componentes tóxicos do sangue, diminuiu o estresse oxidativo crônico e atenuou a homeostase iônica persistente. Estes efeitos podem estar por trás da neuroproteção induzida pela reabilitação e melhor recuperação da função. As farmacoterapias visando esses mecanismos podem melhorar ainda mais o desfecho do paciente.

Referências:

  • Rehabilitation Augments Hematoma Clearance and Attenuates Oxidative Injury and Ion Dyshomeostasis After Brain Hemorrhage. Michael R. Williamson, Kristen Dietrich, Mark J. Hackett, Sally Caine, Colby A. Nadeau, Jasmine R. Aziz, Helen Nichol, Phyllis G. Paterson, Frederick Colbourne. Stroke, 2016 (https://doi.org/10.1161/STROKEAHA.116.015404)
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar