Hemorragia pós-trauma: nova diretriz indica melhores condutas; veja aqui

A EAST publicou um novo guideline para orientar o médico sobre as melhores condutas frente ao paciente com hemorragia após um trauma.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Recentemente, a Eastern Association For The Surgery Of Trauma (EAST) publicou um novo guideline para orientar o médico sobre as melhores condutas frente ao paciente com hemorragia após um trauma. Veja abaixo as recomendações publicadas no documento.

Recomendação 1: em paciente adultos com trauma severo, recomenda-se o uso de um protocolo de ressuscitação maciça de controle de transfusão/danos, em comparação com nenhum protocolo, para reduzir a mortalidade.

Recomendação 2: em paciente adultos com trauma severo, recomenda-se atingir uma alta proporção de plasma e plaquetas para glóbulos vermelhos, em comparação com baixa proporção, para reduzir a mortalidade. Esse objetivo pode ser melhor atingido através da transfusão de quantidades iguais de glóbulos vermelhos, plasma e plaquetas e durante a fase empírica precoce da ressuscitação.

Recomendação 3: em paciente adultos com trauma severo, recomenda-se o uso de ácido tranexâmico como adjuvante hemostático no hospital, em comparação com o não uso do ácido tranexâmico.

Por falta de evidências, a EAST não pode recomendar a favor ou contra o uso de fator VII ativado recombinante como um adjuvante hemostático.

Leia com mais detalhes as recomendações da EAST nesse link.

Veja também: ‘O que há de novo no Traumatismo Crânio-Encefálico?’

Referências:

  • Damage control resuscitation in patients with severe traumatic hemorrhage. Published 2017. J Trauma. 82(3):605-617, March 2017

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades