Heparina não fracionada na profilaxia de eventos tromboembólicos: duas ou três vezes ao dia?

Baseado na necessidade de prevenir eventos tromboembólicos, o uso da heparina não fracionada (HNF) cresce em importância.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em 2017, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi informada sobre a possibilidade de desabastecimento temporário da enoxaparina sódica (Clexane®) por redução da quantidade importada devido ao aumento da demanda mundial. A enoxaparina sódica é utilizada em grande parte dos serviços na profilaxia e terapêutica de fenômenos tromboembólicos. Baseado na necessidade de prevenir tais eventos, o uso da heparina não fracionada (HNF) cresce em importância, demonstrando eficácia e semelhança quanto à ocorrência de complicações.

Em estudo de 2007, o uso da HNF foi comparado com a heparina de baixo peso molecular (HBPM), sendo que as duas drogas comprovadamente reduzem o risco de tromboembolismo venoso (TEV) em pacientes hospitalizados, não alterando a mortalidade, mas a HBPM seria mais eficaz na prevenção da trombose venosa profunda (TVP). Não houve diferença estatística significativa em relação ao aumento do risco de sangramento ou trombocitopenia. Em comparação com a HBPM, a dose de HNF não precisa ser ajustada para pacientes com insuficiência renal. Além disso, a baixa dose de HNF tem um custo menor. Entretanto, semelhante à HBPM, a HNF é contraindicada em pacientes com trombocitopenia induzida por heparina (HIT).

A dose da HNF a ser utilizada é de 5000 UI por via subcutâneo de duas a três vezes ao dia. Entretanto, não há consenso sobre qual destes intervalos é melhor para a administração desta droga.

Uma metanálise de 2007, publicada na Chest, comparou os dois regimes de administração da HNF em doses profiláticas visando a redução da ocorrência de TEV. Foram selecionados 7.978 pacientes, com 6.314 recebendo o esquema de duas vezes ao dia (2x/dia) e 1.664 compondo o braço do regime de três doses diárias (3x/dia). Após o ajuste do risco, não houve diferença na ocorrência de TEV (por 1000 pacientes-dia), RR: 2x/dia 5,4 vs 3x/dia 3,5; p = 0,87. Nesse estudo, o esquema de três doses/dia mostrou uma tendência à redução da ocorrência de embolia pulmonar (RR: 2x/dia 1,5 vs 3x/dia 0,5; p = 0,09) e TVP proximal associada à embolia pulmonar (RR: 2x/dia 2,3 vs 3x/dia 0,9; p < 0,05), mas aumentou o significativamente o risco de sangramento (RR: 2x/dia 0,35 vs 3x/dia 0,96; p < 0,001).

Em outra metanálise mais recente (2011), também publicada na Chest, envolvendo 2.7667 pacientes, não houve diferença em relação ao risco relativo de TVP, EP, morte e sangramento quando comparados os esquemas de três e duas doses diárias de HNF [1,56 (IC95% 0,64-4,33), 1,67 (IC95% 0,49-208,09), 1,17 (IC95% 0,72-1,95) e 0,89 (IC95% 0,08 -7,05), respectivamente]. Não houve diferença significativa em relação à ocorrência destes quatro desfechos na comparação entre a HNF e a HBPM.

Levando em conta os resultados destes estudos, o esquema de duas doses diárias causa menos episódios de sangramento clinicamente importante, enquanto o regime de três doses parece oferecer eficácia um pouco melhor na prevenção de TEV, mas sem comprovação em estudos. Não há diferença entre estas duas formas de administração em relação à ocorrência de TVP, EP, sangramento e mortalidade.

Vale ressaltar que a conduta para todo paciente deve ser individualizada, mas o esquema de duas doses, pela facilidade de administração, menor custo e menor risco de sangramento parece ser estratégia confiável na prevenção de eventos tromboembólicos. Uma exceção a esse raciocínio seria a preferência por doses de HNF de 5000 a 7500 UI três vezes ao dia para pacientes obesos, porém essa sugestão é empírica, pois a dose ideal para pacientes obesos é desconhecida.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades