Hepatectomias direitas: cirurgia robótica ou laparoscópica?

Neste trabalho foi analisado se a cirurgia robótica tem vantagens sobre a cirurgia laparoscópica na realização de hepatectomias direitas

Cada vez mais cirurgias de grande porte são aceitas e realizadas por métodos minimamente invasivos. A laparoscopia e a cirurgia robótica tem evoluído tanto suas técnicas que hoje em dia a maior parte dos procedimentos podem ser realizados por uma das técnicas.

Os procedimentos de maior porte sofrem alguma resistência nesta transição, especialmente pela dificuldade técnica e curva de aprendizado existente nas cirurgias com portais. Com o implemento da cirurgia robótica se discute se a plataforma robótica poderia suplantar ainda mais o benefício da laparoscopia.

Neste trabalho, publicado na JAMA Surgery, foi analisado se a cirurgia robótica tem vantagens sobre a cirurgia laparoscópica na realização de hepatectomias direitas (segmentos: V, VI, VII e VII ou direitas estendida hepatectomia direita + seg IV total ou parcial).

cirurgia de hepatectomias direitas ou robótica

Hepatectomias direitas

Estudo multicêntrico internacional que envolveu 29 centros. Apenas foram incluídos pacientes submetidos a hepatectomia direita laparoscópica ou robótica, sendo excluídos os casos que se utilizava um porto para auxílio com a mão. Foi realizada uma análise pareada 1:1 entre os grupos. Também foi realizada uma análise estatística após o centro possuir proficiência na realização do procedimento com pelo menos 50 casos, para diminuir o viés da curva de aprendizado.

Resultados

Apesar dos 989 casos incluídos no estudo, a análise pareada foi realizada em 220 pacientes para cada grupo, devido ao menor número de procedimentos robóticos. O braço robótico apresentou menor taxa de conversão para cirurgia aberta (19 de 200 [8,6%] x 39 de 220 [17,7%]; P=0,1). No subgrupo analisado após a curva de aprendizado não houve diferença na taxa de conversão. Neste mesmo subgrupo o tempo de internação média no braço robótico foi menor com seis dias e no braço laparoscópico sete dias (p=0,04).

Leia também: Como a cirurgia robótica avança no Brasil e no mundo

Discussão

Este estudo foi capaz de demonstrar que durante a curva de aprendizado a plataformas robótica pode diminuir a taxa de conversão para a cirurgia aberta. Após este período a plataforma é associada a um menor tempo de internação hospitalar.

Alguns autores já haviam postulado que a plataforma robótica poderia sobrepor algumas dificuldades técnicas inerente a hepatectomias maiores por via minimamente invasiva. Isto pode ser aplicado nos casos onde ainda não haviam dominado a técnica com pelo menos 50 casos, visto que após este número de cirurgia as taxas e resultados permanecem iguais entre os grupos.

O menor tempo de internação atribuído a cirurgia robótica, possui diversos fatores confundidores. Por se tratar de um estudo multicêntrico, os critérios de alta podem variar de centro para centro e assim este dado não pode ser atribuído como absoluto.

Em conclusão, o uso da plataforma robótica pode suplantar as dificuldades técnicas envolvidas em hepatectomias maiores, especialmente durante a curva de aprendizado.

Veja mais: Tratamento da hérnia inguinal: realizar cirurgia robótica ou videolaparoscopia?

Para levar para casa

Ainda não temos certeza dos reais benefícios da cirurgia robótica para os pacientes. Talvez a plataforma robótica possa ampliar a cirurgia minimamente invasiva para centros de menor porte com um número menor de casos por ano e assim a barreira da dificuldade técnica possa ser superada. Mas para isto é fundamental que os custos do uso do equipamento robótico sejam diminuídos.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Chong CC, Fuks D, Lee KF, et al. Propensity Score-Matched Analysis Comparing Robotic and Laparoscopic Right and Extended Right Hepatectomy. JAMA Surg. 2022;157(5):436-444. doi: 10.1001/jamasurg.2022.0161 

Especialidades