Hepatite C: novo regime antiviral apresenta eficácia de quase 100%

A incidência da infecção por HCV continua a aumentar em todo o mundo, e todos os anos cerca de 500.000 pessoas morrem de doenças relacionadas ao vírus.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A infecção pelo vírus da hepatite C (HCV) afeta milhões de indivíduos em todo o mundo e, quando não tratada, pode levar a cirrose hepática e carcinoma hepatocelular. A incidência da infecção por HCV continua a aumentar em todo o mundo, e todos os anos cerca de 500.000 pessoas morrem de doenças relacionadas ao vírus.

O regime antiviral pangenotípico de ação direta sem ribavirina, glecaprevir coformulado com pibrentasvir, mostrou altas taxas de resposta virológica sustentada em estudos de fase II/III. EXPEDITION-1, um estudo conduzido em 40 locais na Bélgica, Canadá, Alemanha, África do Sul, Espanha e EUA, foi realizado com o intuito de avaliar a eficácia e a segurança dessa combinação em 12 semanas no tratamento de pacientes com HCV.

Para o estudo, foram incluídos pacientes adultos (idade ≥ 18 anos) com infecção por HCV genótipos 1, 2, 4, 5, ou 6 e cirrose compensada. Foram avaliados tantos os pacientes previamente tratados como aqueles virgens de tratamento.

No total, 146 pacientes com cirrose compensada foram avaliados. Em relação ao genótipo, 33%, 27%, 23%, 11%, 1% e 5% apresentam genótipo 1a, 1b, 2, 4, 5 e 6, respectivamente. A maioria dos pacientes era caucasiano, do sexo masculino e virgem de tratamento.

Leia também: ‘FDA aprova Maviret para o tratamento da hepatite C’

A resposta virológica sustentada em 12 semanas após o término do tratamento foi atingida por praticamente todos os pacientes (n=145, 99%, intervalo de confiança [IC] de 95%: 98 a 100). Um paciente com HCV genótipo 1a apresentou recidiva na semana 8 após o tratamento.

Em relação à segurança, 101 (69%) pacientes apresentaram eventos adversos, dos quais 64% foram de gravidade leve, sendo a fadiga e a cefaleia os eventos mais frequentemente reportados. Nenhum evento adverso sério observado foi considerado relacionado ao tratamento com glecaprevir coformulado com pibrentasvir.

Pode-se concluir, portanto, que praticamente todos os pacientes (99%) tratados com a combinação alcançaram a resposta virológica sustentada em 12 semanas. Adicionalmente, este regime terapêutico apresentou um perfil de segurança favorável em pacientes com HCV genótipo 1, 2, 4, 5 ou 6 e cirrose compensada. Um tratamento isento de interferon e sem ribavirina para a maioria dos pacientes com infecção por HCV e cirrose compensada pode ajudar a simplificar os algoritmos de tratamento e reduzir a carga da terapia.

E mais: ‘Tratamento para hepatite C pode causar recorrência de hepatite B’

Referências:

  • Forns X, Lee S, Valdes J, Lens S, Ghalib R, Aguilar H, et al. EXPEDITION-I: efficacy and safety of glecaprevir/pibrentasvir in adults with chronic hepatitis C virus genotype 1, 2, 4, 5 or 6 infection and compensated cirrhosis. J Hepatol. 2017;66(1):S3–4.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags