Hérnia de portal pós-cirurgia bariátrica: uma complicação negligenciada

Por diversos motivos a hérnia do portal laparoscópico após uma cirurgia bariátrica é umas das complicações mais negligenciadas.

Por diversos motivos a hérnia do portal laparoscópico após uma cirurgia bariátrica é umas das complicações mais negligenciadas relacionadas a estes procedimentos. Talvez influenciados pelo sucesso da perda de peso associada a dificuldade do exame físico deste tipo de pacientes, corroborem para a não detecção destas hérnias.

Paciente que passou por cirurgia bariátrica checa as novas medidas e se preocupa com o surgimento de uma hérnia

Complicações da cirurgia bariátrica

Foram analisados pacientes adultos submetidos a cirurgia bariátrica no período de 2009 a 2018 de uma mesma instituição. Os pacientes foram divididos em dois grupos, 1) fechamentos dos orifícios do trocarte de 12 mm; 2) sem fechamentos do mesmo. A técnica utilizada para fechamento era a utilização de fio 0 de poligalactina com o auxílio de passador de fio.

Todos os orifícios de trocarte 5 mm não foram fechados em ambos os grupos. O diagnóstico da hérnia era feito com auxílio de ultrassonografia por 2 examinadores independentes e utilizando a cicatriz cirúrgica como parâmetro. O tamanho do defeito aponeurótico era medido e anotado em ficha própria.

Resultados

Um total de 359 pacientes foram incluído na análise e 124 destes apresentava hérnia (34,5% de prevalência). O número total de hérnias detectadas foi 146 num total de 1795 incisões analisadas (8,13%).  As incisões para trocarte de 5 mm apresentaram 18 hérnias (2,5% de prevalência), sendo que nenhum paciente apresentava sintoma relacionado. Em relação aos trocartes de 12 mm, das 961 inserções 102 apresentavam hérnia (10,6%).

Leia também: Sleeve pode estar associado a menor risco de reoperações na gastroplastia redutora?

Após excluir fatores que pudessem confundir os achados, como cirurgias prévias permaneceram 159 pacientes: 36 do grupo com fechamento da aponeurose e 123 sem fechamento. A análise das hérnias encontradas neste grupo não apresentou significado estatístico (P=0,23). A análise multivariada apenas demostrou que o único fator relacionado ao surgimento de hérnia seria a perda excessiva de peso (p=0,05).

Discussão

O uso de pontos separados com fio absorvível não se mostrou benéfico para a prevenção de hérnia de portal. Alguns outros estudos demostraram uma diminuição significativa das hérnias de portal ao se utilizar dispositivos específicos para o fechamento do portal. A única variável que demostrou estar relacionada a hérnia de portal foi a perda excessiva de peso, as mudanças radicas da anatomia da parede abdominal em um curto período talvez possa justificar este achado.

Uma tentativa poderia ser a mudança da técnica de fechamento, com uso de suturas contínuas e fios inabsorvíveis. Apesar de que muitos pacientes se mantêm assintomáticos, as hérnias de portal podem apresentar complicações graves e desfechos desfavoráveis.

Veja ainda: Estudo mostra melhora da função sexual após cirurgia bariátrica

Conclusão

Este estudo não demostrou que o fechamento da aponeurose diminui a prevalência de hérnia em portal após cirurgia bariátrica, diferente dos resultados de outros estudos semelhantes. Esta questão clínica deverá ser analisada em outros análises prospectivos e randomizados.

O fechamento da aponeurose pode ser desafiador para o cirurgião especialmente no caso de cirurgia bariátrica. Infelizmente a hérnia de portal não é prevenida de forma eficaz com a técnica descrita neste artigo. Como o próprio texto sugere a utilização de diferentes fios e técnicas alternativas talvez sejam capazes de demostra um benefício do fechamento. Importante salientar que estas hérnias podem causar complicações graves (obstrução; estrangulamentos de alça) e, portanto, deve-se investir no desenvolvimento de técnicas e estudos a fim de evitar ao máximo que elas ocorram.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.