Herpes zoster oftálmico: como identificar e tratar?

O vírus varicela zoster é um herpes vírus causador da varicela, que persiste de forma latente no sistema nervoso pela vida do indivíduo.

O vírus varicela zoster (VVZ) é um herpes vírus causador da varicela, que persiste de forma latente no sistema nervoso por toda a vida do indivíduo após a infecção primária. O herpes zoster (HZ) é uma doença infecciosa relativamente comum provocada pela reativação do VVZ nos nervos cranianos e nos gânglios das raízes espinhais dorsais e caracterizada por manifestações cutâneas dolorosas. A reativação ocorre com maior frequência em indivíduos imunocomprometidos por outras doenças, como câncer, síndrome da imunodeficiência adquirida, imunossupressão pós-transplante e quimioterapia. Há forte correlação entre a maior incidência de HZ com o aumento da idade, principalmente acima de 55 anos (declínio na resposta imune mediada pelas células T).

Leia também: Herpes zoster: nova vacina Shingrix apresenta melhor custo-benefício

Médica investiga Herpes zoster oftálmico

Quadro clínico

O quadro clínico inicia-se com queimação leve a moderada na pele de um determinado dermátomo, frequentemente acompanhada de febre, calafrios, cefaleia e mal-estar posteriormente evolui para eritema cutâneo eritematoso maculopapular até um estágio final de crostas. O padrão anatômico segue uma distribuição periférica nos trajetos dos nervos envolvidos, normalmente é unilateral, circunscrita a um dermátomo Há predominância no tórax e na face. O envolvimento do nervo trigêmeo pode causar alterações na face, na boca, nos olhos ou na língua.

A reativação do vírus varicela zoster comumente afeta a divisão oftálmica do nervo trigêmio e subsequentemente o olho. Essa manifestação é conhecida como herpes zoster oftálmico e considerada uma emergência oftalmológica, tendo como sequelas a possível dor crônica e a perda visual. Deve se assegurar um acompanhamento adequado e para diminuir a morbidade o diagnóstico precoce é extremamente importante. Apesar de ser um diagnóstico fácil quando baseado na história e nas lesões de pele, ocasionalmente o herpes zoster oftálmico pode se apresentar com achados oftalmológicos isolados, sendo difícil distinguir de outras causas de olho vermelho.

Saiba mais: Herpes zoster: casos devem aumentar nos próximos anos; como prevenir?

Mais ou menos 60% dos pacientes se queixam de dor em um dermátomo antes de qualquer rash. Em pacientes com envolvimento do nervo nasociliar (sinal de Hutchinson — lesão no nariz), alguns estudos demonstram que 100% desenvolverão alteração ocular. 1/3 dos que não tem envolvimento nasociliar eventualmente desenvolverão alteração ocular. O envolvimento ocular típico é de ceratite dendrítica ou punctata em 65% dos pacientes.

Tratamento

O tratamento se dá com fármacos antivirais que aceleram a cura das erupções cutâneas, reduzem a intensidade e a duração da dor aguda e previnem provavelmente a ocorrência da Neuralgia pós-herpética. As opções de antivirais são: Aciclovir (800 mg), 5 vezes ao dia, durante 7 dias; Famciclovir (500 mg), 3 vezes ao dia, durante 7 dias; Valaciclovir (1 g), 3 vezes ao dia, durante 7 dias. No entanto, alguns pacientes desenvolverão neuralgia pós-herpética (NPH), mesmo após ter recebido adequadamente os antivirais. A doença pode evoluir para a cura em poucas semanas ou a dor pode continuar por meses ou anos. Atualmente, vários tratamentos e técnicas intervencionistas estão disponíveis para o controle da dor.

Referências bibliográficas:

  • Catron T, Hern HG. Herpes zoster ophthalmicus. West J Emerg Med. 2008;9(3):174-176.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades