Highlights do ADA 2022 [podcast]

Neste episódio, confira as novidades e os estudos apresentados no congresso americano de diabetes, o ADA 2022.

Entre os dias 03 e 07 de junho, aconteceu o congresso da American Diabetes Association (ADA 2022), realizado em New Orleans, nos Estados Unidos. As discussões ocorreram in loco e trouxeram novidades a respeito do diabetes. Este foi o primeiro congresso presencial da ADA desde o início da pandemia de COVID-19.

Aperte o play e confira o episódio!

Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!

Diabetes no ADA 2022

O diabetes é uma condição que vem aumentando em incidência e prevalência, junto da obesidade, mas vem ganhando novas ferramentas terapêuticas nos últimos anos, com um novo foco: além do controle glicêmico, lançar mão de terapias que possam trazer benefícios adicionais ao perfil do paciente, como por exemplo, redução de risco cardiovascular ou reduzir a progressão da doença renal diabética. No ADA 2022 não foi diferente: várias novidades e estudos de impacto para o tratamento do diabetes e também da obesidade, intimamente relacionada ao controle glicêmico.

Tópicos comentados no podcast:

  • Controvérsias na nutrição em diabetes
    O paciente com diabetes precisa comer de 3/3h? Pular o café da manhã piora desfechos? E as dietas very low carb, funcionam?
  • Desfechos renais da Tirzepatida no estudo SURPASS-4
    Os autores trouxeram resultados ainda não publicados sobre os desfechos da tirzepatida em proteção renal. A tirzepatida pode ser uma aliada no tratamento da doença renal diabética.
  • SURMOUNT-1: Tirzepatida no tratamento da obesidade
    O principal estudo apresentado na ADA, multicêntrico, mostrou que a medicação foi capaz de levar a uma perda média de até 22% do peso, um marco no tratamento da obesidade. Confira mais detalhes no podcast!
  • Diabetes gestacional
    Crianças expostas intraútero à metformina tem maior IMC? O seguimento dos filhos de mães com DM2 que usaram a medicação no estudo Mity aos 2 anos não tiveram alterações no IMC.
  • Tecnologia em diabetes
    Estímulo ao uso do CGM e resultados do estudo da bomba de insulina híbrida OmniPod 5, muito próxima de um pâncreas artificial. Falamos sobre seus desfechos no DM1.

Confira também por outros players:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.