Highlights do ATS 2022 [podcast]

Confira os destaques do ATS 2022, um dos maiores encontros em pneumologia, cirurgia torácica e terapia intensiva respiratória.

Entre os dias 15 a 18 de maio de 2022, aconteceu o ATS Conference, do American Thoracic Society, um dos maiores congressos do mundo em pneumologia, cirurgia torácica e terapia intensiva respiratória, realizado em São Francisco, na Califórnia. Neste episódio, Guilherme Bridi, pneumologista e colunista do Portal PEBMED, comenta diversos temas abordados no evento, tais como: doenças intersticiais pulmonares, doenças obstrutivas, oncologia torácica, tabagismo e doenças da circulação pulmonar.

Aperte o play e confira o episódio!

Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!

Tópicos comentados no podcast:
⁃ Novos tratamentos para a fibrose pulmonar idiopática
⁃ Nova indicação de rastreio de câncer de pulmão
⁃ Novos tratamentos para a hipertensão arterial pulmonar
⁃ Situação atual do uso de cigarro eletrônico e suas principais consequências
⁃ Novas combinações para tratamento da asma
– Recomendações de screening de DPOC em pacientes tabagistas

FPI

O tratamento da fibrose pulmonar idiopática (FPI) parece ganhar reforço. Em estudo publicado no NEJM, os autores encontraram uma associação benéfica entre os inibidores de fosfodiesterase 4B e redução da progressão da doença, mesmo com o uso concomitante de antifribóticos ou não. Além disso, foi apresentada a nova diretriz de fibrose pulmonar idiopática, incorporando o novo fenótipo fibrosante progressivo. Para a definição de progressão é preciso ter dois de três critérios: piora tomográfica, piora clínica ou piora funcional com redução de 5% na CVF ou 10% na difusão de monóxido de carbono.

Em outro trabalho publicado também no NEJM e apresentado no congresso, foi encontrado associação positiva entre albuterol-budesonida e melhor controle da asma na forma sob demanda e também de manutenção. Além disso, a partir de agora do rastreio do câncer de pulmão, um dos cânceres que mais mata no mundo, tem nova recomendação.

Na circulação pulmonar, o destaque foi para os efeitos positivos do Sotatercept, uma droga que atua na via do BMPR2, possivelmente a quarta via envolvida na fisiopatologia da hipertensão arterial pulmonar. O estudo é de fase 2, com poucos pacientes, porém há uma boa perspectiva com os estudos em andamento.

Confira também por outros players:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags