Hipoglicemia no hospital: faz sentido tratar com glicose endovenosa todos os pacientes?

A administração endovenosa de fluidos e medicações é prática frequente em pacientes internados, mais comumente realizada pelo acesso venoso periférico.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A administração endovenosa de fluidos e de medicações é prática frequente em pacientes internados, mais comumente realizada através de acesso venoso periférico. Muitas medicações de uso endovenoso não têm alternativa para a administração, tais como as drogas vasopressoras e os quimioterápicos.  Devemos refletir bastante sobre a administração de medicações e soluções endovenosas em nossos pacientes hospitalizados, especialmente naqueles que dependem de acesso venoso para os seus tratamentos. Cada vez que agredimos uma veia, talvez uma veia a menos seja disponível para o uso.

A ocorrência de episódios de hipoglicemia no hospital é relativamente frequente, especialmente em pacientes com diabetes mellitus. A hipoglicemia é definida como qualquer glicemia abaixo de 70 mg/dL. Hipoglicemia grave é definida como glicemia abaixo de 40 mg/dL.

Vários estudos mostram que tanto a hiperglicemia quanto a hipoglicemia em pacientes hospitalizados estão associados a maior morbimortalidade hospitalar.

Devemos saber prevenir e reconhecer precocemente a hipoglicemia. O uso de muitas medicações antidiabéticas orais não é recomendado para uso hospitalar. Algumas delas têm grande potencial de levar a hipoglicemia.

Dentre os fatores de risco para hipoglicemia hospitalar, estão incluídos: a caquexia, a baixa ingestão nutricional, a gravidade das doenças de base, a idade avançada, insuficiência renal, insuficiência hepática, infecções e o esquema de insulinoterapia hospitalar.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

É recomendado que houvesse um protocolo institucional de hipoglicemia nos hospitais.

Embora a solução hipertônica de glicose (soro glicosado a 25% ou a 50%) seja muito utilizada por muitos médicos na correção da hipoglicemia hospitalar, este não é o tratamento preconizado pelos consensos e diretrizes. A administração endovenosa de solução hipertônica de glicose não é isenta de riscos. A infusão de glicose endovenosa pode causar tromboses, flebites e efeitos neurotóxicos pela hiperglicemia. O extravasamento da solução de glicose hipertônica também pode ocorrer, levando a lesões em pele e/ou de partes moles, flebites, perda de membros e até há relatos de morte.

O InsulinAPP é um aplicativo brasileiro que foi desenvolvido por médicos endocrinologistas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP que auxilia no controle glicêmico hospitalar. Para o tratamento da hipoglicemia, ele se baseia nas recomendações de consensos de controle glicêmico hospitalar.

O  aplicativo  está  disponível  gratuitamente  para  smartphones  com  sistemas  iOS  (iPhone, iPad) e Android, além da versão web para desktops. Para acesso ao Facebook, clique aqui.

RECOMENDAÇÕES DO APLICATIVO INSULINAPP PARA O TRATAMENTO DA HIPOGLICEMIA HOSPITALAR:

1) Se paciente estiver CONSCIENTE e ALIMENTANDO-SE (ORAL ou SNE ou gastrostomia):

Conduta: G50% 30 mL em água filtrada ou uma colher de sopa de açúcar (ou equivalente a 15 g de carboidrato de rápida absorção) em água filtrada por boca (ou SNE ou gastrostomia). Repetir glicemia capilar após 15 min. Repetir o processo se mantiver hipoglicemia.

2) Se paciente estiver INCONSCIENTE e COM ACESSO VENOSO PRÉVIO:

Conduta: Realizar G50% 40 mL por via endovenosa. Repetir glicemia capilar após 5 min e checar nível de consciência. Ao acordar, oferecer alimento (se possível). Se não recobrar o nível de consciência, repetir o processo.

3) Se paciente estiver INCONSCIENTE e SEM ACESSO VENOSO PRÉVIO:

Conduta: Glucagon 1 ampola por via intramuscular ou subcutânea. Repetir glicemia capilar após 15 minutos e checar nível de consciência. Ao acordar, oferecer alimento (se possível). Se não recobrar o nível de consciência, continuar tentativa de acesso venoso periférico para realização de G50%.

Mais do autor: ‘ALERTA! Uso de biotina pode levar à interpretação errada de exames laboratoriais’

Sugere-se reservar o uso de solução hipertônica de glicose para pacientes em hipoglicemia e que estejam inconscientes e com acesso venoso pérvio. A maioria dos pacientes com hipoglicemia está consciente e a correção com glicose por via oral é mais sensata. É fundamental que o protocolo de hipoglicemia hospitalar envolva uma equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos). Cabe à equipe de Nutrição a padronização do equivalente a 15 g de carboidrato de rápida absorção a ser oferecido ao paciente em hipoglicemia e com nível de consciência preservado.

Como conclusão, é nosso papel tratar adequadamente a hipoglicemia hospitalar, evitando-se o mau uso do acesso venoso. Devemos lembrar que nossas veias são bastante valiosas e que a falta delas pode atrapalhar a administração de medicações, especialmente as de via exclusivamente endovenosas.

Referências:

  • Toyoshima MT, de Souza AB, Admoni SN, Cukier P, Lottenberg SA, Latronico AC, Nery M. New digital tool to facilitate subcutaneous insulin therapy orders: an inpatient insulin dose calculator. Diabetol Metab Syndr. 2015 Dec 21;7:114.
  • Umpierrez GE, Hellman R, Korytkowski MT, Kosiborod M, Maynard GA, Montori VM, Seley JJ, Van den Berghe G; Endocrine Society. Management of hyperglycemia in hospitalized patients in non-critical care setting: an endocrine society clinical practice guideline. J Clin Endocrinol Metab. 2012;97(1):16-38.
  • Farrokhi F, Klindukhova O, Chandra P, Peng L, Smiley D, Newton C, Pasquel F, Fereira ME, Umpierrez G. Risk factors for inpatient hypoglycemia during subcutaneous insulin therapy in non-critically ill patients with type 2 diabetes. J Diabetes Sci Technol. 2012;6(5):1022-9.
  • Joint British Diabetes Societies – Inpatient Care Group (JBDS-IP). The Hospital Management of
    Hypoglycaemia in Adults with Diabetes mellitus (revisado em setembro/ 2013). Disponível em:
    https://www.diabetes.org.uk/Documents/About%20Us/Our%20views/Care%20recs/JBDS%20hypoglycaemia%20position%20(2013).pdf
  • Kiefer MV, Gene Hern H, Alter HJ, Barger JB. Dextrose 10% in the treatment of out-of-hospital hypoglycemia. Prehosp Disaster Med. 2014;29(2):190-4.
  • Lawson SL, Brady W, Mahmoud A. Identification of highly concentrated dextrose solution (50% dextrose) extravasation and treatment–a clinical report. Am J Emerg Med. 2013 May;31(5):886.e3-5.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades