Leia mais:
Leia mais:
IM/ACP 2022: confira as novidades do congresso
IM/ACP 2022: demência – evidências e abordagens
Existe associação entre cirurgia de catarata e desenvolvimento de demência?
Cirurgia de catarata pode estar associada a um risco menor de demência
Temas controversos em UTI: hipotensão arterial

Hipotensão ortostática e o risco de desenvolvimento de demência

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A perfusão cerebral é mantida por mecanismos locais de autorregulação e pelo sistema nervoso autonômico. É bem definido na literatura médica/neurológica que a hipoperfusão cerebral está relacionada ao desenvolvimento de demência.

Nesse sentido, a avaliação do sistema nervoso autonômico poderia predizer o risco de demência, e foi justamente com essa ideia que um grupo de pesquisadores da Universidade Erasmusm de Rotterdam publicou um interessante artigo avaliando a associação entre Hipotensão Ortostática (HO) e o risco de desenvolvimento de demência a longo prazo. Um trabalho com uma brilhante metodologia e resultados muito interessantes. Confira os principais pontos:

Metodologia:

  • HO foi definida como queda da pressão sistólica ≥ 20 mmHg ou diastólica ≥ 10 mmHg, em qualquer uma das aferições realizadas 1, 2 e 3 minutos após a mudança de posição (Supino -> Ortostática).
  • O diagnóstico de demência foi firmado por uma triagem inicial utilizando escalas de rastreio e, quando positiva, uma avaliação formal com neurologista seguindo critérios consolidados para o diagnóstico.
  • 7157 pacientes foram inicialmente avaliados, foram excluídos aqueles previamente demenciados e outros grupos específicos. Os participantes foram classificados em distintos graus de hipotensão ortostática e receberam diagnóstico específico para Doença de Alzheimer, Demência Vascular ou Demência Mista.

Veja também: ‘Uma boa dieta para prevenir demência?’

Resultados:

  • 6626 pacientes, 18.6% apresentaram hipotensão ortostática na avaliação inicial. Esses pacientes foram seguidos por 15.3 anos em média, 1176 (17.7%) desenvolveram demência ao longo do acompanhamento.
  • Após ajuste de confundidores, aqueles pacientes com hipotensão ortostática tiveram significativamente mais chance de desenvolver demência (15%).
  • O risco de desenvolver demência foi maior naqueles indivíduos que não apresentaram um aumento compensatório da frequência cardíaca.

Esse excelente e trabalhoso estudo holandês exemplifica muito bem uma coorte prospectiva que pode determinar a associação entre uma hipotensão postural e risco de demência. Existem duas principais explicações para tal achado: a hipoperfusão cerebral seria a gênese para o desenvolvimento do quadro demencial ou a falha autonômica – representada pela hipotensão ortostática, aconteceria em paralelo ao desenvolvimento do quadro demencial?

Essa última explicação é corroborada pela ideia de que tanto o descontrole autonômico quanto  a perda cognitiva, exemplificada pela morte de neurônios do hipocampo, ocorreriam simultaneamente.

Ainda são necessários mais estudo para compreender as consequências da HO a longo prazo no organismo, entretanto esse trabalho da suporte a realização rotineira de testes clínicos de avaliação do sistema nervoso autonômico não apenas para predizer,  mas também para interferir no risco de desenvolvimento demência.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referência:

  • https://journals.plos.org/plosmedicine/article?id=10.1371/journal.pmed.1002143
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.