Hipotermia terapêutica em pacientes pós-parada cardíaca com ritmo não chocável

Os estudos sobre hipotermia terapêutica em pacientes pós-PCR em ritmo não chocável são conflitantes, sendo que alguns mostraram benefícios, e outros danos.

A hipotermia é reconhecida pela neuroproteção após parada cardiorrespiratória (PCR) sendo recomendada pelas diretrizes da ILCOR em 2015. Entretanto os estudos sobre hipotermia terapêutica em pacientes pós-PCR em ritmo não chocável são conflitantes, sendo que alguns mostraram benefícios, e outros danos.

paciente em UTI fora de foco se preparando para hipotermia terapêutica

Hipotermia terapêutica pós-parada cardíaca

O estudo HYPERION, um estudo aberto, randomizado, controlado, avaliou o tratamento com hipotermia terapêutica (33° C) em relação a normotermia (37° C) por 24 horas em pacientes admitidos na unidade de terapia intensiva após PCR por ritmo não chocável.

Foram incluídos no estudo 581 pacientes que sofreram PCR por ritmo não chocável e se apresentaram em coma nas unidades de saúde. Os pacientes tinham mais de 18 anos, o nível de coma foi avaliado pela escala de coma de Glasgow tendo como ponto de corte para coma 8 ou menos. Os critérios de exclusão foram:

  • Mais de 10 minutos entre a PCR e o início da massagem cardíaca;
  • Mais de 60 minutos entre o início da massagem até a recuperação do pulso;
  • Pacientes com instabilidade hemodinâmica importante após a reversão da PCR (infusão contínua de noradrenalina ou adrenalina > 1 mcg/kg/min);
  • Tempo entre a PCR e o screening do estudo maior que 300 minutos;
  • Cirrose hepática grave (Child-Pugh C);
  • Gestação ou amamentação;
  • Outras questões gerenciais e administrativas (exemplo: status social, participação em outros estudos).

Leia também: Traumatismo cranioencefálico: hipotermia terapêutica é eficaz?

O desfecho primário era composto por sobrevivência com prognóstico neurológico favorável após 90 dias. O prognóstico favorável era avaliado através do CPC score (Cerebral Performance Category) que ia de 1 a 5, sendo considerados favoráveis resultados entre 1 e 2.

O desfecho secundário era composto por mortalidade, tempo de ventilação mecânica, tempo de permanência na UTI/ hospital, infecções e eventos adversos hematológicos.

Resultados

O estudo mostrou benefício no desfecho primário em pacientes que foram submetidos a hipotermia terapêutica em relação aos pacientes que não foram. No grupo da hipotermia 10,2% dos pacientes sobreviveram com um bom prognóstico neurológico em relação a 5,7% dos pacientes que não foram submetidos a terapia (diferença, 4.5%; 95% intervalo de confiança [IC], 0.1 a 8.9; P=0.04). Não houve diferença significante no desfecho secundário.

Mais do autor: O impacto do coronavírus nas doenças cardiovasculares

A mensagem que fica é: reduzir a temperatura após PCRs de ritmos não chocáveis pode ser benéfica para o prognóstico neurológico dos sobreviventes.

Referência bibliográfica:

  • Lascarrou JB, Merdji H, Le Gouge A, et al. Targeted Temperature Management for Cardiac Arrest with Nonshockable Rhythm. N Engl J Med 2019; 381:2327.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.