Hipotermia x normotermia pós-parada cardíaca intra-hospitalar em crianças

As diretrizes atuais recomendam hipotermia ou normotermia para o controle da temperatura pós-parada cardíaca extra-hospitalar em adultos e crianças.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Evidências da literatura demonstram que a hipotermia terapêutica apresenta melhora significativa da lesão neurológica e deve ser realizada em indivíduos comatosos (ou seja, que não apresentam resposta adequada aos comandos verbais) pós-parada cardíaca.

Ensaios recentes demonstraram que a prevenção da febre com a normotermia terapêutica é tão eficaz quanto a hipotermia terapêutica em populações adultas e pediátricas.

As diretrizes atuais recomendam hipotermia ou normotermia para o controle da temperatura pós-parada cardíaca extra-hospitalar em adultos e crianças. Contudo, os dados sobre o manejo da temperatura pós-parada cardíaca intra-hospitar são limitados.

Um ensaio clínico randomizado foi conduzido em unidades de terapia intensiva pediátricas em 37 hospitais infantis nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. O estudo avaliou a eficácia da hipotermia terapêutica versus a normotermia terapêutica em crianças e adolescentes comatosos que foram reanimados pós-parada cardíaca no hospital.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Dentro de 6 horas após o retorno da circulação, crianças comatosas com idade superior a 48 horas e menores de 18 anos foram randomizadas para hipotermia terapêutica (temperatura alvo: 33,0 °C) ou normotermia terapêutica (temperatura alvo: 36,8 °C).

Entre os 327 pacientes que foram avaliados para sobrevida em 1 ano, observou-se que a taxa de sobrevida não apresentou diferença significativa entre o grupo de hipotermia e o grupo de normotermia (49% e 46%, respectivamente; risco relativo: 1,07; intervalo de confiança 95%: 0,85 a 1,34; p=0,56). A incidência de transfusão sanguínea, infecção e eventos adversos sérios, bem como a mortalidade em 28 dias, não diferiram significativamente entre os grupos.

O estudo observou que entre as crianças comatosas que sobreviveram à parada cardíaca no hospital a hipotermia terapêutica não conferiu um benefício significativo na sobrevida com um resultado funcional favorável em 1 ano, quando comparada com a normotermia terapêutica.

Você sabia? ‘Sobrevivência após parada cardíaca pediátrica intra-hospitalar é menor de madrugada’

Referências:

  • Moler FW, Silverstein FS, Holubkov R, Slomine BS, Christensen JR, Nadkarni VM, et al. Therapeutic Hypothermia after Out-of-Hospital Cardiac Arrest in Children. N Engl J Med. 2015;376(4):318–29.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.