Histerectomia minimamente invasiva ou aberta nas pacientes com alto risco de câncer de endométrio?

Em caso de alto risco de câncer de endométrio, a histerectomia minimamente invasiva também é segura e mais indicada?

É evidente que a histerectomia minimamente invasiva, seja laparoscópica ou via vaginal, é uma técnica superior a histerectomia aberta. Afinal, temos uma menor chance de complicações pós-operatórias, se utilizada a técnica adequada. Porém, em caso de alto risco de câncer de endométrio, a técnica minimamente invasiva também é segura e mais indicada?

Leia também: Câncer cervical: qual é o melhor método para realizar a histerectomia?

Histerectomia minimamente invasiva ou aberta nas pacientes com alto risco de câncer de endométrio

Estudo recente

Em dezembro de 2021 foi publicado um estudo multicêntrico de propensão combinada com objetivo de responder à pergunta acima.  Comparando sobreviventes livres da doença após a realização de histerectomia minimamente invasiva e histerectomia aberta, em pacientes com alto risco de câncer de endométrio.

Das 626 pacientes elegíveis para a pesquisa, 263 (42%) foram submetidas à cirurgia minimamente invasiva e 363 (58%) à cirurgia aberta. Na coorte pareada, não houve diferença nas taxas de sobrevida livre de doença em 5 anos entre a cirurgia aberta e a cirurgia minimamente invasiva. Além disso, a cirurgia minimamente invasiva não foi associada à pior sobrevida livre de doença ou taxa de recorrência em comparação com a cirurgia aberta. Outra dúvida importante que foi esclarecida, foi em relação ao uso de manipulador uterino. Este não foi associado a pior sobrevida livre de doença ou taxa de recorrência do câncer endometrial.

Saiba mais: Devemos realizar ooforectomia bilateral durante a histerectomia por doença benigna?

Conclusão

Os autores, do artigo em questão, concluíram que não houve diferença nos resultados oncológicos comparando a cirurgia minimamente invasiva e aberta entre pacientes com câncer endometrial de alto risco. Por isso, podemos indicar a via minimamente invasiva para esse tipo de paciente. Afinal, os benefícios dessa técnica é superior a técnica aberta. Visto que diminui tempo de internação, diminui complicações pós-operatórias e proporciona um retorno às atividades habituais mais cedo quando comparada a via abdominal aberta.

Referências bibliográficas:

  • Segarra-Vidal B, Dinoi G, Zorrilla-Vaca A, Mariani A, Student V, Garcia NA, Llueca AA, Ramirez PT. Minimally Invasive Compared With Open Hysterectomy in High-Risk Endometrial Cancer, Obstetrics & Gynecology. Obstet Gynecol. 2021 Dec 1;138(6):828-837.
    doi: 10.1097/AOG.0000000000004606.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.