Leia mais:
Leia mais:
Histeroscopia: Tudo que você precisa saber para sua prática clínica
Check-up Semanal: alerta sobre variante Ômicron, anestesia em fraturas do quadril em idosos e mais! [podcast]
Segurança do diagnóstico de câncer de endométrio através da histeroscopia

Histeroscopia: Tudo que você precisa saber para sua prática clínica

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A histeroscopia é um procedimento ginecológico diagnóstico e terapêutico. Tem o objetivo de avaliar patologias intrauterinas, além de fazer parte da avaliação do casal infertil.  Para realizar o procedimento diagnóstico é utilizado uma ótica histeroscópica de cinco milímetros e para o procedimento cirúrgico  uma ótica de dez milímetros. O instrumento de trabalho chama-se Bettocchi em homenagem ao ginecologista que o criou. Este procedimento não deve ser realizado com a paciente menstruada, por dificultar a visualização da cavidade uterina neste período. A melhor fase para sua execução é nos dez primeiros dias após o término da menstruação. 

histeroscopia

Histeroscopia diagnóstica 

A histeroscopia diagnóstica pode ser realizada em caráter ambulatorial ou sob sedação quando necessário. Tem o objetivo de avaliar canal endocervical e cavidade uterina sob visão direta, podendo fazer o diagnóstico de diversas patologias, como: pólipo, leiomiomatose uterina, câncer de endométrio, malformações mullerianas, sinéquia, atrofia endometrial, hiperplasia endometrial, entre outras. 

Histeroscopia cirúrgica 

A histeroscopia cirúrgica é o processo terapêutico do procedimento, durante sua execução podemos realizar a exérese de tumorações endometriais (pólipo e mioma), endometrectomia, reposicionar dispositivos intra-uterinos, retirar corpo-estranho, fazer biópsia de endométrio em casos de infertilidade, lise de sinéquias, entre outros procedimentos. Lembrando que para poder realizar o procedimento é necessário realizar a dilatação do colo uterino com as velas de Hegar. 

Leia também: Segurança do diagnóstico de câncer de endométrio através da histeroscopia

Avanços tecnológicos nos exames 

A histeroscopia foi um importante avanço diagnóstico e terapêutico nas patologias ginecológicas. É um exame seguro para a paciente e com possibilidade curativa, além de ser relativamente barato para o sistema de saúde.  Tem grande importância pela frequência de pacientes com sangramento uterino anormal, condição que afeta negativamente aspectos físicos, emocionais, sexuais e profissionais, piorando a qualidade de vida das mulheres.  

Referências bibliográficas:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.