Histórico familiar de diabetes e infarto influencia saúde da criança

Crianças com histórico familiar de diabetes tipo 2 ou infarto do miocárdio podem apresentar, níveis de colesterol mais altos.

250-BANNER5Um novo estudo holandês revelou que crianças com histórico familiar de diabetes tipo 2 ou infarto do miocárdio podem apresentar, já na infância, níveis de colesterol mais altos e maior índice de massa corporal que outras crianças sem esse legado.

O estudo foi feito na Holanda com dados de mais de mil crianças com 12 anos e seus pais. O infarto do miocárdio foi relacionado com o colesterol nas crianças, e o diabetes à circunferência abdominal, colesterol e ao nível de glicose no sangue.

Os resultados mostraram que crianças com uma forte histórico familiar de uma dessas doenças (infarto ou diabetes) tinham maior índice de massa corporal e estavam mais frequentemente acima do peso. Crianças com histórico de diabetes tipo 2 apresentaram uma circunferência abdominal média 2,25cm maior.

Esses marcadores cardiometabólicos (pressão arterial, colesterol e circunferencial abdominal) são considerados fatores de risco para doenças cardiovasculares. O risco podem aumentar durante a juventude, quando os hábitos de vida são estabelecidos. Essas crianças estão no caminho para se tornarem adultos com riscos aumentados para as doenças cardiovasculares.

500x250-1

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00125-016-3988-2

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades