Hospital Amigo da Criança e os dez passos para o sucesso do aleitamento materno

Em 1989, a OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância publicaram os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos

Em 1989, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (United Nations Children’s Fund – UNICEF) publicaram os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno (Ten Steps to Successful Breastfeeding). Estes dez passos resumem um pacote de políticas e procedimentos que as instituições que prestam serviços de maternidade e de recém-nascidos (RN) devem implementar para apoiar a amamentação. 

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), lançada em 1991, é um componente-chave da Estratégia Global da OMS/UNICEF. A IHAC baseia-se na adesão aos Dez Passos e no Código de 1981 da OMS para Comercialização de Substitutos do Leite Materno, endossando a integração entre serviços hospitalares e a comunidade. A orientação de implementação da IHAC enfatiza estratégias para ampliar a cobertura universal e garantir a sustentabilidade do aleitamento materno ao longo do tempo. Para isso, concentra-se na integração mais completa do programa no sistema de saúde, para garantir que todas as instalações de um país implementem os Dez Passos. 

Existem evidências substanciais de que a implementação dos Dez Passos melhora significativamente as taxas de amamentação. Em revisão sistemática, Pérez-Escamilla, Martinez e Segura-Pérez  analisaram 58 estudos sobre maternidade e cuidados com RN e demonstraram claramente que a adesão a estes passos afeta o início precoce da amamentação imediatamente após o nascimento, a amamentação exclusiva e a duração total da amamentação.

No Brasil, a primeira unidade participante da IHAC foi implementada em 1992. O Brasil tem se consolidado como um exemplo na prática do aleitamento materno. Em recente artigo, a IHAC mostrou ter contribuído para a diminuição dos óbitos infantis em crianças de 7 a 180 dias no ano de 2008.  Esse artigo utilizou uma fonte para coleta de dados sobre a prevalência de amamentação em crianças nascidas em Hospitais Amigos da Criança (HAC) ou não Hospitais Amigos da Criança (NHAC) e outra para dados nacionais de mortalidade infantil. Ao longo desses anos, entretanto, o processo de titulação de hospitais não foi uniforme. Portanto, ainda são necessários maior colaboração e desenvolvimento de políticas públicas para expandir o número de instituições credenciadas nesta iniciativa no país.

Confira outros textos sobre a Semana do Aleitamento Materno: 

 

Referências:

  • World Healt Organization. Ten steps to successful breastfeeding (revised 2018). 2019. Disponível em: https://www.who.int/nutrition/bfhi/ten-steps/en/. Acesso em: 05 de ago. 2019.
  • Protecting, promoting and supporting breastfeeding in facilities providing maternity and newborn services: the revised BABY-FRIENDLY HOSPITAL INITIATIVE. 2018. Disponível em: https://www.who.int/nutrition/publications/infantfeeding/bfhi-implementation-2018.pdf. Acesso em: 05 de ago. 2019.
  • Pérez-Escamilla R, Martinez JL, Segura-Pérez S. Impact of the Baby-friendly Hospital Initiative on breastfeeding and child health outcomes: a systematic review. Matern Child Nutr,  2016; 12 (3): 402-417. 
  • Lamounier JA, et al. Iniciativa hospital amigo da criança no Brasil: 25 anos de experiência no Brasil. Rev. Paul. Pediatr. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822019005011104&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 05 de ago. 2019.
  • Silva OLO, et al. A Iniciativa Hospital Amigo da Criança: contribuição para o incremento da amamentação e a redução da mortalidade infantil no Brasil. Rev. Bras. Saude Mater. Infant.,  Recife 2018; 18 (3): 481-489.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades