IAM com supraST: Sociedade Europeia de Cardiologia atualiza diretriz

CULPRIT-SHOCK comparou duas estratégias de angioplastia primária em pacientes com IAM com supraST e choque cardiogênico.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em 2017, a sociedade europeia de cardiologia (ESC, European Society of Cardiology) publicou a diretriz para pacientes com IAM com supraST. Entre várias novidades, vinha a recomendação de, em pacientes com choque cardiogênico, realizar na angioplastia primária a abordagem com stent de todas as lesões com obstrução > 50-70%. Essa afirmativa era baseada no fato que mais de 80% desses pacientes são multivasculares e seu prognóstico hospitalar é sombrio, com mortalidade que pode chegar a 50%!

Veja o trecho em nossa reportagem:

  • É recomendada a estratégia de revascularização completa, isto é, tratando o vaso culpado (IRA, infarct related artery) e outras lesões significativas (> 50-70% obstrução) presentes. O que não está claro é se vale a pena abrir todas as lesões na angioplastia primária ou “em segundo tempo”, isto é, em um segundo CAT dias depois. Aqui, vale ressalva que esta evidência ainda é IIa e há espaço para mais estudos, pois já há pesquisas mostrando que, em pacientes estáveis, o ideal é usar FFR para guiar quais destas lesões devem ser tratadas. No paciente com choque cardiogênico a história é outra: a estratégia de revascularização completa no procedimento primário está indicada.

Após esta data, foram publicados os resultados do CULPRIT-SHOCK, um ensaio clínico randomizado que comparou duas estratégias de angioplastia primária em pacientes com IAM com supraST e choque cardiogênico: abrir apenas artéria culpada (IRA) versus abrir todas as lesões presentes. E o resultado supreendeu: no grupo de revascularização completa, a mortalidade foi maior (55 vs 45%) bem como o risco de insuficiência renal!

A justificativa é baseada em três aspectos:

  1. O volume de contraste poderia agravar a congestão pulmonar
  2. Lesão renal pelo maior volume de contraste (250 vs 190 ml)
  3. Procedimento mais longo, atrapalhando o suporte clínico ao paciente grave e mal perfundido

Desse modo, em 2018 a ESC publicou uma atualização do seu conteúdo, recomendando que nos pacientes com IAM com supraST e choque cardiogênico seja realizada apenas a angioplastia da artéria culpada pelo IAM (IRA). Uma exceção poderia ser feita casa haja alguma lesão crítica (subtotal) em uma artéria calibrosa responsável por uma grande área do miocárdio.

O que continua em debate é se, após a angioplastia primária, devemos num segundo momento abordar todas as demais lesões ou apenas aquelas que demonstrem isquemia, seja por um teste funcional, seja por FFR.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Inscreva-se nesse link!

Referências:

  • Borja Ibanez, Sigrun Halvorsen, Marco Roffi, Héctor Bueno, Holger Thiele, Pascal Vranckx, Franz-Josef Neumann, Stephan Windecker, Stefan James; Integrating the results of the CULPRIT-SHOCK trial in the 2017 ESC ST-elevation myocardial infarction guidelines: viewpoint of the task force, European Heart Journal, , ehy294, https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehy294

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags