AIDS 2022: Antirretrovirais e ganho de peso – mais evidências

Uma sessão apresentada por membros da OMS na 24th International AIDS Conference mostrou resultados de 3 grandes estudos que investigaram a associação do uso de DTG e TAF e ganho de peso, obesidade, síndrome metabólica e desfechos neonatais.

Os inibidores de integrase (INI) são uma classe de antirretroviral que contém medicamentos altamente eficazes, muito bem tolerados e com poucos eventos adversos. Por esses motivos, rapidamente se tornaram primeira linha de tratamento em praticamente todos os consensos ao redor do mundo.

Entretanto, com a expansão de seu uso, sua associação com ganho de peso significativo tornou-se uma preocupação para os profissionais de saúde envolvidos com o cuidado de pessoas vivendo com HIV. Ganho de peso excessivo pode estar associado a consequências deletérias na saúde cardiovascular e a dificuldades de adesão.

Outra preocupação é a segurança do uso de INI em mulheres em idade fértil. Relatos iniciais associaram a ocorrência de defeitos de tubo neural em filhos de mulheres que estavam em uso dessa classe de antirretrovirais. Resultados posteriores não confirmaram esses achados, mas o alerta permanece.

Uma sessão apresentada por membros da Organização Mundial de Saúde (OMS) na 24th International AIDS Conference discutiu justamente essa questão, mostrando resultados de 3 grandes estudos que investigaram a associação do uso de DTG e TAF e ganho de peso, obesidade, síndrome metabólica e desfechos neonatais.

 

Os estudos apresentados: ADVANCE, DOLPHIN 2 e NAMSAL

A sessão mostrou resultados de 3 ensaios clínicos randomizados conduzidos em diferentes países africanos e que comparavam esquemas de antirretrovirais em pacientes virgens de tratamento.

O ADVANCE foi conduzido na África do Sul e avaliou os regimes de TDF + FTC + DTG, TAF + FTC + DTG e TDF + FTC + EFV. O NAMSAL comparou a administração de TDF + 3TC + DTG com TDF + 3TC + EFV na população de Camarões. Por fim, o DOLPHIN 2 incluiu indivíduos de Uganda e da África do Sul, comparando esquemas de TDF + FTC + DTG e TDF + FTC + EFV.

 

Evidências em relação a ganho de peso, obesidade e síndrome metabólica

A análise do ADVANCE mostrou uma proporção de ganho de peso significativa entre os voluntários em uso de DTG, principalmente mulheres, com efeito mais pronunciado quando associado à administração de TAF. O risco para desenvolvimento de obesidade (IMC ≥ 30) foi 3 vezes maior no grupo que usou o esquema de TAF + FTC + DTG quando comparado com os que utilizaram TDF + 3TC + EFV (HR = 3,28; IC 95% = 2,10 – 5,14; p < 0,001). O uso de TDF + FTC + DTG também esteve associado numericamente à ocorrência de obesidade, mas sem diferença estatística (HR = 1,48; IC 95% = 0,91 – 2,41; p = 0,112).

O risco de desenvolvimento de síndrome metabólica com TAF + FTC + DTG também foi significativamente maior quando comparado com outros esquemas, novamente com efeito mais pronunciado em mulheres. Quando aplicados modelos de predição, o uso desse regime não esteve associado a maior risco predito de desenvolvimento de HAS, mas esteve associado a um risco predito maior de DM quando comparado com o uso de TDF.

Os resultados foram semelhantes na análise do NAMSAL, com o uso de DTG sendo um preditor independente do desenvolvimento de obesidade quando comparado com o esquema com EFV (HR = 2,26; IC 95% = 1,52 – 3,36; p < 0,001). Novamente, o uso de DTG esteve associado de forma estatisticamente significativa à ocorrência de síndrome metabólica, mas, diferente do ADVANCE, com maior efeito em homens.

 

Evidências em relação a desfechos neonatais

Para avaliação da segurança dos diversos esquemas de antirretrovirais, a OMS realizou uma revisão sistemática, incluindo resultados dos 3 estudos já citados, em conjunto com os do DOLPHIN 1 e IMPAACT-2010.

A análise combinada dos dados de 1074 gestantes entre os 5 estudos não mostrou diferença significativa entre os esquemas com DTG e EFV para os desfechos de natimortalidade, óbito neonatal e transmissão vertical.

O risco de natimortalidade foi 77% maior com DTG, mas essa tendência não foi estatisticamente significativa. Além disso, há diferenças entre os estudos em relação a alguns desfechos que ainda precisam ser elucidadas. Enquanto no DOLPHIN 2 houve mais mortes neonatais no braço de DTG, no estudo da rede IMPAACT, a tendência foi de mais mortes no braço do EFV.

 

Considerações finais e aspectos práticos

Por fim, os palestrantes destacam alguns pontos práticos em relação à terapia antirretroviral frente a esses novos resultados:

– DTG tem demonstrado ser uma opção segura de antirretroviral e sua utilização como esquema preferencial em todas as populações tem sido confirmada.

– A associação com ganho de peso não é motivo para não iniciar o tratamento com TDF + 3TC + DTG em pacientes com infecção pelo HIV.

– Não há diferença em relação a desfechos neonatais, mas o impacto a longo prazo do desenvolvimento de obesidade precisa ser avaliado.

– Algumas medidas devem ser implementadas em indivíduos em uso de DTG e que apresentem ganho de peso: aconselhamento adequado em relação a dieta e hábitos de vida, rastreio regular de hipertensão arterial (com atenção especial para o desenvolvimento de hipertensão gestacional), monitoramento de parâmetros metabólicos, como glicose e perfil lipídico, com início de terapia quando indicado, e monitoramento regular de peso e de possíveis complicações associadas.

 

Confira mais da cobertura do Portal PEBMED na AIDS 2022:

AIDS 2022: TAF é tão bom quanto TDF em pacientes com coinfecção HIV/HBV?
AIDS 2022: novidades dos guidelines da OMS – PrEP
AIDS 2022: novidades dos guidelines da OMS – meningite criptocócica
AIDS 2022: doxiciclina como profilaxia pós-exposição de IST
AIDS 2022: TARV, hormonioterapia e aspectos metabólicos

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades