AIDS 2022: Novidades dos guidelines da OMS – meningite criptocócica

A 24th International AIDS Conference (AIDS 2022) apresentou as novidades do novo guideline da Organização Mundial de Saúde (OMS) de tratamento e manejo da meningite criptocócica.

A meningite criptocócica é uma importante causa de mortalidade em pessoas vivendo com HIV, sendo responsável por aproximadamente 15% de todas as mortes relacionadas a AIDS mundialmente. Dessas mortes, estima-se que 75% ocorram na África sub-Saariana.

A 24th International AIDS Conference (AIDS 2022) apresentou as novidades do novo guideline da Organização Mundial de Saúde (OMS) de tratamento e manejo dessa condição.

 

O que era recomendado até o momento

As recomendações de tratamento de meningite criptocócica em indivíduos com HIV variam entre os consensos. Flucitosina e anfotericina B são as drogas consideradas de primeira linha para indução, mas em diferentes esquemas:

Guideline                                                               Esquema recomendado como primeira linha 

 

OMS 2018  Anfotericina B (preferencialmente lipossomal) + flucitosina por 1 semana, seguida de 1 semana de fluconazol em alta dose 

 

IDSA 2010   Anfotericina B + flucitosina por 2 semanas 

 

Evidências para mudança

Um estudo recente, publicado na The New England Journal of Medicine mostrou que a administração de doses mais altas de anfotericina B em dose única seguida de terapia combinada com flucitosina e fluconazol orais foi não inferior em termos de mortalidade em comparação com esquema padrão de anfotericina B deoxicolato e flucitosina por 1 semana, seguidos de 1 semana de fluconazol.

O ensaio clínico randomizado, aberto e controlado incluiu 844 participantes e avaliou mortalidade por todas as causas em 10 semanas nos voluntários que receberam o regime de anfotericina em dose única e nos que receberam o esquema preconizado pela OMS até então. A margem de não-inferioridade foi pré-estabelecida em 10%.

O grupo de anfotericina em dose única apresentou uma mortalidade por todas as causas em 10 semanas de 24,8% (IC 95% = 20,7 – 29,3%), enquanto o grupo de tratamento padrão apresentou mortalidade de 28,7% (IC 95% = 24,4% – 33,4%), o que foi considerado como não-inferior.

Na avaliação de segurança, a incidência de eventos adversos de graus 3 e 4 nos primeiros 21 dias de tratamento foi significativamente menor no grupo que recebeu anfotericina B em dose única quando comparado com o grupo de tratamento padrão (50% vs. 62,3%, respectivamente).

Ressalta-se, contudo, que em ambos os grupos houve uma elevada incidência de eventos adversos e alta mortalidade.

 

Novas recomendações: fase de indução

Baseados nesses resultados, a OMS alterou sua recomendação de tratamento e o regime de anfotericina B em dose única passa a ser o esquema de indução de primeira escolha no novo guideline da organização para o tratamento de adultos, crianças e adolescentes.

 

OMS 2022

Adultos  Anfotericina B lipossomal (10mg/kg) em dose única com 14 dias de flucitosina (100mg/kg/dia, divididos em 6/6h) + fluconazol (1200mg/dia)  Forte recomendação  Nível de evidência: moderado 
Crianças e adolescentes  Anfotericina B lipossomal (10mg/kg) em dose única com 14 dias de flucitosina (100mg/kg/dia, divididos em 6/6h) + fluconazol (12mg/Kg/dia, com dose máxima de 800mg/dia)  Forte recomendação  Nível de evidência: baixo 

 

Novas recomendações: prevenção e monitoramento de eventos adversos

A adoção do novo esquema proposto também alterou as recomendações de monitoramento e medidas para prevenção de toxicidade relacionada à anfotericina B:

  • Hidratação preemptiva agora é recomendada somente no primeiro dia de tratamento. Segue a recomendação de 1L de solução salina fisiológica com 20mEq de KCl a ser infundida em 2h antes da infusão de anfotericina.
  • Suplementação de magnésio e potássio (8mEq, 2x/dia) passam a ser recomendados somente nos 3 primeiros dias.
  • Dosagem sérica de potássio e creatinina passam a ser recomendados somente no primeiro e terceiro dia de tratamento.
  • Dosagem de hemoglobina passa a ser recomendada somente no primeiro dia.

Novas recomendações: esquemas alternativos

Esquemas alternativos podem ser utilizados na indisponibilidade ou intolerância das medicações acima descritas. Entretanto, ressalta-se que regimes contendo flucitosina (não disponível no Brasil atualmente) são superiores aos demais.

A combinação de flucitosina e fluconazol é o único regime recomendado com drogas por via oral e está associado a menor mortalidade quando comparado com anfotericina deoxicolato e fluconazol.

Monoterapia com fluconazol na dose de 1200mg/dia não é mais recomendada, uma vez que é considerada subótima como esquema terapêutico.

Os esquemas alternativos sugeridos estão resumidos abaixo:

Regime de indução alternativo  1 semana de anfotericina B deoxicolato (1mg/Kg/dia) e flucitosina (100mg/kg/dia, divididos em 6/6h)  Forte recomendação  Nível de evidência: moderado 
Na indisponibilidade de anfotericina B  2 semanas de fluconazol (1200mg/dia em adultos ou 12mg/kg/dia para crianças e adolescentes) e flucitosina (100mg/kg/dia, divididos em 6/6h)  Forte recomendação  Nível de evidência: moderado 
Na indisponibilidade de flucitosina  2 semanas de anfotericina B deoxicolato (1mg/kg/dia) e fluconazol (1200mg/dia em adultos ou 12mg/kg/dia para crianças e adolescentes)  Forte recomendação  Nível de evidência: moderado 

 

Confira mais da cobertura do Portal PEBMED na IAS 2022:

IAS 2022: TAF é tão bom quanto TDF em pacientes com coinfecção HIV/HBV?
IAS 2022: novidades dos guidelines da OMS – PrEP
IAS 2022: doxiciclina como profilaxia pós-exposição de IST
IAS 2022: antirretrovirais e ganho de peso – mais evidências
IAS 2022: TARV, hormonioterapia e aspectos metabólicos

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades