Ibuprofeno é associado a um aumento significativo da PA em comparação ao celecoxibe

Os AINE, tanto os inibidores não-seletivos e seletivos da ciclooxigenase 2 (COX-2), estão entre os medicamentos mais amplamente prescritos em todo o mundo.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Os anti-inflamatórios não-esteroides (AINE), tanto os inibidores não-seletivos e seletivos da ciclooxigenase 2 (COX-2), estão entre os medicamentos mais amplamente prescritos em todo o mundo, mas estão associados com o aumento da pressão arterial (PA) e eventos adversos cardiovasculares.

Recentemente, uma subanálise do estudo PRECISION (Prospective Randomized Evaluation of Celecoxib Integrated Safety vs. Ibuprofen Or Naproxen) denominada PRECISION-ABPM foi conduzida em 60 locais para determinar os efeitos da PA com celecoxibe (AINE seletivo) versus naproxeno e ibuprofeno (AINE não-seletivos).

A subanálise mostrou que o uso de ibuprofeno para o tratamento da artrite está associado a um aumento significativo da PA sistólica (PAS) e da incidência de hipertensão em comparação com o tratamento com celecoxibe.

Para o estudo foram considerados pacientes com idade superior a 18 anos e que exigiam tratamento diário com AINEs para artrite.

No total, este ensaio clínico randomizado, duplo-cego, multicêntrico, avaliou 444 pacientes (idade média 62 ± 10 anos, 54% do sexo feminino) com osteoartrite (92%) ou artrite reumatoide (8%) e evidência ou aumento do risco de doença arterial coronariana.

Os pacientes receberam celecoxibe (100-200 mg duas vezes ao dia), ibuprofeno (600-800 mg três vezes ao dia) ou naproxeno (375-500 mg duas vezes ao dia) com placebos correspondentes em uma alocação 1:1:1. Cerca de 85% (n=374) dos pacientes completaram 4 meses da subanálise, que incluiu o desfecho primário (mudança em relação à linha de base da média da PAS em 24 horas no mês 4) e a avaliação PA ambulatorial.

A alteração da média PAS (24 horas) nos pacientes tratados com celecoxibe, ibuprofeno e naproxeno foi de -0,3 mmHg (intervalo de confiança [IC] de 95%: -2,25 a 1,74), 3,7 mmHg (IC 95%: 1,72 a 5,58) e 1,6 mmHg (IC 95%: -0,40 a 3,57), respectivamente. Essas mudanças resultaram em uma diferença de – 3,9 mmHg (p=0,0009) entre celecoxibe e ibuprofeno, de – 1,8 mmHg (p=0,12) entre celecoxibe e naproxeno e de – 2,1 mmHg (p=0,08) entre naproxeno e ibuprofeno.

A porcentagem de pacientes com PA basal normal que desenvolveu hipertensão arterial (média da PAS 24-h ≥ 130 e/ou pressão arterial diastólica [PAD] ≥ 80 mmHg) foi de 23,2% para ibuprofeno, 19,0% para naproxeno e 10,3% para celecoxibe (odds ratio [OR]: 0,39, p=0,004 e OR: 0,49, p=0,03 versus ibuprofeno e naproxeno, respectivamente).

Pode-se concluir que no estudo PRECISION-ABPM, a alocação para ibuprofeno em comparação com celecoxibe foi associada a um aumento significativo da PAS, e uma maior incidência de hipertensão. Esses resultados podem ter maior significado clínico em idosos, que apresentam alta prevalência de artrite e hipertensão arterial.

Uma vez que o estudo PRECISION-ABPM demonstra efeitos diferenciais dos AINE na PA, os profissionais de saúde precisam avaliar os perigos potenciais do agravamento do controle da PA e suas sequelas clínicas, bem como os riscos para a segurança gastrointestinal quando se considera o uso desses agentes, particularmente o ibuprofeno.

Veja também: ‘AINE são mesmo eficazes no tratamento da dor lombar ciática?’

Revisado por:

Referências:

  • Frank Ruschitzka, Jeffrey S. Borer, Henry Krum, Andreas J. Flammer, Neville D. Yeomans, et al. Differential blood pressure effects of ibuprofen, naproxen, and celecoxib in patients with arthritis: the PRECISION-ABPM (Prospective Randomized Evaluation of Celecoxib Integrated Safety Versus Ibuprofen or Naproxen Ambulatory Blood Pressure Measurement) Trial, European Heart Journal, https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehx508

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades