Identificação e intervenção precoces em pacientes com pneumonia por Covid-19

Em recente carta ao editor do jornal Annals of Intensive Care, foi resumido o processo terapêutico empregado em pacientes com pneumonia por Covid-19.

Em recente carta ao editor do jornal Annals of Intensive Care, intitulada “Lower mortality of COVID‑19 by early recognition and intervention: experience from Jiangsu Province”, Qin Sun e colaboradores resumiram, retrospectivamente, o processo terapêutico empregado em pacientes com pneumonia pelo novo coronavírus (PNC) na província de Jiangsu, China.

Nessa província, os resultados foram melhores do que na província de Hubei, onde a mortalidade de pacientes com PNC foi de quase 4,34%. Ademais, os pesquisadores relataram que padrões de tratamento dominados por cuidados críticos podem ser o núcleo da redução da mortalidade.

A seguir, resumimos os tópicos abordados nessa carta.

Leia também: Recém-nascidos de mães com pneumonia pelo novo coronavírus

médica avaliando raio-x de paciente com pneumonia por covid-19

Reconhecimento precoce de pacientes de alto risco e graves

  • Em Jiangsu, a triagem precoce foi realizada.
  • Todos os pacientes com PNC foram rastreados duas vezes por dia;
  • A frequência respiratória (FR), a frequência cardíaca (FC) e a oximetria de pulso (saturação periférica de oxigênio – SpO2) em ar ambiente eram monitoradas regularmente;
  • Uma vez observados SpO2 <93%, FR> 30/min, FC> 120/min ou quaisquer sinais de falência de órgãos, os pacientes eram transferidos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e os médicos e enfermeiros da UTI assumiriam o tratamento;
  • Em mais de 600 pacientes com PNC, os pesquisadores observaram que constituíram fatores de risco independentes para progressão da doença: idade, contagem de linfócitos, necessidade de suplementação de oxigênio e infiltrações pulmonares radiográficas agressivas;
  • Foi estabelecido um sistema de alerta precoce, combinando esses quatro fatores para identificar pacientes de alto risco e, em seguida, esses pacientes eram mantidos sob monitoramento contínuo e próximo. A sensibilidade desse sistema de alerta foi de 0,955 [Intervalo de confiança de 95% (IC 95%) (0,772-0,999)], a especificidade foi de 0,899 [IC 95% (0,863-0,928)] e a área sob a curva ROC foi de 0,962 (dados não publicados);
  • A análise retrospectiva de Sun e colaboradores provou uma boa consistência entre a triagem precoce de SpO2, FR, FC e o sistema de alerta precoce. Dessa forma, os pesquisadores recomendam um fluxograma que integre o sistema de alerta e o procedimento de triagem precoces para o reconhecimento de pacientes de alto risco, além da triagem de todos os pacientes para possibilitar a intervenção precoce.

Intervenção precoce guiada por intensivistas

Como não há tratamentos antivirais eficazes para a doença pelo novo coronavírus (Covid-19), a forma de reduzir a sua mortalidade é uma intervenção precoce e consistente para evitar a progressão da doença. Durante o tratamento de pacientes com PNC em Jiangsu, três pontos mostraram evidências válidas na reversão da doença e na prevenção da frequência de intubação traqueal:

  1. Em pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) ou derrame pulmonar extenso na tomografia computadorizada (TC) de tórax, foi utilizada oxigenoterapia por cânula nasal de alto fluxo (CNAF) ou ventilação mecânica não invasiva (VNI) para manter a pressão expiratória final positiva (PEEP) e impedir o colapso alveolar, mesmo se alguns desses pacientes não apresentassem hipoxemia refratária;
  2. A restrição hídrica sob a premissa de perfusão tecidual adequada foi realizada para aliviar o edema pulmonar;
  3. Sun e colaboradores relatam a realização de posição prona em pacientes acordados com PNC, o que mostrou efeitos significativos na melhoria da oxigenação e da heterogeneidade pulmonar.

Veja mais: Características clínicas de pneumonia refratária por Covid-19

Com essas medidas, embora a taxa de pacientes graves em Jiangsu tenha atingido 10%, a frequência de pacientes em ventilação mecânica invasiva (VMI) foi mantida abaixo de 1%.

Estratégia de manejo guiada por especialistas clínicos

No início da epidemia, foi estabelecido um grupo de manejo hierárquico guiado, multidisciplinar e em toda a província de Jiangsu, com o objetivo de fornecer orientação médica a todos os pacientes com PNC. Os membros deste painel são principalmente especialistas em cuidados intensivos e respiratórios de hospitais terciários.

Alocação eficaz de recursos

Equipamentos e equipe médica foram implantados de maneira uniforme para garantir a distribuição eficaz dos recursos. Os pesquisadores relataram que, enquanto 234 médicos foram designados para cuidar de pacientes com Covid-19, outros 3500 estavam disponíveis para ajudar com necessidades inesperadas. As medidas desse grupo, portanto, incluíram alocação racional de materiais e recursos humanos e implementação de medidas de prevenção e controle efetivos de doenças, além de medidas eficazes para conter a propagação do vírus e oferecimento de tratamentos normativos para pacientes infectados.

Quer receber as principais atualizações sobre a Covid-19? Inscreva-se em nossa newsletter diária!

Conclusão

Os pesquisadores concluíram que, de acordo com a experiência que obtiveram, a triagem precoce de pacientes graves e a intervenção precoce guiada por cuidados intensivos são medidas importantes na redução da mortalidade de pacientes com PNC.

Referência bibliográfica:

  • Sun Q, Qiu H, Huang M, Yang Y. Lower mortality of COVID-19 by early recognition and intervention: experience from Jiangsu Province. Ann Intensive Care. 2020;10(1):33. Published 2020 Mar 18. doi:10.1186/s13613-020-00650-2

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.