IMC elevado pode levar ao declínio da taxa de filtração glomerular

Um artigo recente do British Medical Journal (BMJ), publicado em novembro, avaliou as associações entre medidas de adiposidade, como IMC, e a função renal.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

No Brasil, mais da metade da população está acima do peso. A obesidade é uma epidemia em todo o mundo e pode desencadear diversas outras doenças, como diabetes e hipertensão. Um artigo recente do British Medical Journal (BMJ), publicado em novembro, avaliou as associações entre medidas de adiposidade e a função renal.

Para esse estudo, pesquisadores reuniram dados de 39 coortes de mais de 40 países entre 1970 e 2017 (n = 5.459.014), dos quais 21 (n = 594.496) tinham dados sobre a circunferência da cintura; seis tinham participantes com alto risco cardiovascular (n = 84.417); e 18 com doença renal crônica (n = 91.607).

Pacientes com doença renal crônica têm maior risco de infecções

imc elevado

Obesidade e função renal

Os índices de adiposidade medidos foram: índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura e relação entre cintura e altura. O desfecho primário analisado foi o declínio da taxa de filtração glomerular (TFG) (declínio ≥ 40%, início da terapia de substituição renal ou TFG estimada < 10 mL/min/1,73 m²) e mortalidade por todas as causas.

Em um follow-up médio de oito anos, 246.607 (5,6%) indivíduos na coorte geral da população apresentaram declínio da TFG (18.118 (0,4%) eventos de doença renal crônica em estágio terminal) e 782.329 (14,7%) morreram.

Ajustando para idade, sexo, raça e tabagismo, as taxas de risco para queda da TFG comparando os índices de massa corporal de 30, 35 e 40 com índice de massa corporal de 25 foi de:

  • IMC 30: 1,18 (IC de 95%: 1,09 a 1,27)
  • IMC 35: 1,69 (IC de 95%: 1,51 a 1,89)
  • IMC 40: 2,02 (IC de 95%: 1,80 a 2,27)

Nas coortes com alto risco cardiovascular e doença renal crônica (follow-up médio de seis e quatro anos, respectivamente), associações de risco entre maior IMC e menor TFG foram mais fracos do que na população geral.

Em todos os tipos de coorte, circunferência da cintura e maior relação cintura / altura com declínio da TFG foram semelhantes ao IMC, mas o aumento do risco de morte não foi associado a esses dois fatores.

Conclusões

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que o índice de massa corporal elevado, a circunferência da cintura e a relação cintura / altura são fatores de risco independentes para o declínio da taxa de filtração glomerular.

9 fatos que você precisa saber sobre a doença renal crônica

Referências:

  • Chang Alex R, Grams Morgan E, Ballew Shoshana H, Bilo Henk, Correa Adolfo, Evans Marie et al. Adiposity and risk of decline in glomerular filtration rate: meta-analysis of individual participant data in a global consortium BMJ 2019; 364 :k5301

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades