Impactos do fim da política da redução de danos

A ruptura da política de redução danos no tratamento contra drogas acontece sem discussão e apresentação de dados.

No mês de fevereiro de 2019, quando a primeira ação de Redução de Danos completava 30 anos no Brasil, por meio da nota técnica 11, a política Nacional de Saúde Mental, sob as novas diretrizes da política Nacional sobre drogas. Tal política visava um conjunto de ações e medidas de saúde pública com objetivo de minimizar as consequências adversas do uso e abuso de drogas.  A idéia era não colocar a abstinência como condição para o vínculo terapêutico e o acesso à saúde.

Leia também: Reflexões acerca do cuidado ao usuário em uso abusivo de álcool e drogas

Impactos do fim da política da redução de danos

Retrocesso

No ano de 2019, uma das primeira medidas do governo foi extinguir a política nacional de redução de danos. Por meio de decreto o ministério da saúde coloca a abstinência na direção do tratamento, mesmo havendo diversos estudos que sugerem que a o usuário do serviço de saúde com sua autonomia preservada, para que ele possa ressignificar a sua relação com a droga, ela não se opõe à alcançar abstinência”. Além disso, a forma de cuidado já era estabelecida e uma prática dos profissionais de saúde, com evidências que beneficiavam a população.

A modificação da forma de trabalho aponta para o caminho da abstinência e a redução de danos visava até então minimizar qualquer dano de natureza biológica, psicossocial, econômica, com intervenções respaldadas. Na perspectiva da Redução de Danos o abandono das drogas é um objetivo, mas não pode ser uma existência, visto a impossibilidade momentânea e da ruptura com a droga que envolve diversas questões.

Então, mesmo não havendo uma política de redução de danos, é inerente ao serviço de assistência a saúde mental uma visão sobre o sujeito que não pode ser extinta pelo decreto, pois é inerente dos princípios do Sistema Único de Saúde. A redução de danos é reconhecida em diversos países. A exigência da abstinência preocupa estudiosos em saúde mental, psiquiatria e atenção psicossocial pela necessidade de abstinência para a internação dos usuários de substâncias psicoativa.

A ideia de práticas asilares baseadas no fim do uso de forma radical, não vem dando resultados em outros países. Por isso, a política de redução que vinha dando bons resultados ao cuidado a dependentes químicos necessita ser melhor avaliada. O uso de álcool e outras drogas já virou um problema de saúde pública há décadas. Hoje, espaços com usuários de crack têm sido apresentados na mídia. Cada vez mais, se torna comum nas grandes e até nas pequenas cidades brasileira o acúmulo de pessoas em situação de rua fazendo o uso de crack, cocaína e outras drogas.

Impactos

Hoje, nasce uma insegurança de atuação neste locais, uma vez que práticas terapêutica eram baseadas na política de redução de danos, que gerava  maior segurança jurídica para a atuação profissional.  A redução de danos proporcionava a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, problemas de saúde causado pela forma de utilização da drogas e ações que reduzem o dano que as drogas podem causar na existência humana de diversas maneira, como na origem econômica e referente as questões sociais e familiares.

O Ministério da saúde publicou a portaria 3.5884 e a nota técnica 11, que autorizou formalmente o retorno dos hospitais psiquiátricos em médio e longo prazo. O que preocupa é o discurso atual de zelo que pode representar o retorno de práticas asilares, tão criticada por especialistas e usuários do serviço de saúde, e que marcaram na história um espaço de exclusão e violência.

O que mais preocupa frente essa ruptura é a possibilidade o interesse privado no cuidado de pessoas com sofrimento psíquico. A dúvida paira na possibilidade iminente de uma modificação radical da forma de cuidar, que foi movimento de luta de uma sociedade. Esse movimento é complexo e necessita de fundamentação científica.

Saiba mais: Uso de drogas: início precoce acelera o desenvolvimento de transtornos?

A ruptura da política acontece sem discussão e apresentação de dados sobre benefício ou malefício. É perigoso que uma política instituída e em pleno funcionamento estrutural no serviço, seja finalizada sem discussão com os diversos atores envolvidos no processo de cuidar. Nesse sentido que as implicações sobre o fim da política de redução de danos se torna uma vulnerabilidade.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Pinheiro VA, Mendonça EM, Costa EC, Calisto GCO, Rodrigues JAR, Lima BAP. Redução de danos e políticas sobre drogas no Brasil: retrocessos e avanços. Saúde Coletiva (Barueri), 2021; 11 (71), pp: 9029–9072. DOI: 10.36489/saudecoletiva.2021v11i71p9029-9072
  • Rodrigues RC, Silva CM. Atenção à saúde no território como prática democrática: ações em cenas de uso de drogas como analisadores da democracia brasileira. Interface – Comunicação, Saúde, Educação . 2021, 25. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.200484.
  • Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Nota Técnica nº 11/2019. Esclarecimentos sobre as mudanças na Política Nacional de Saúde Mental e nas Diretrizes da Política Nacional sobre Drogas. Brasília: Ministério da Saúde, 2019.
  • Fonsêca CJB. Conhecendo a redução de danos enquanto uma proposta ética. In: Psicologia & Saberes, 2012;1(1):11-36.

Especialidades