Impactos no desenvolvimento da criança com síndrome alcoólica fetal

No último mês, foi comemorado o dia da prevenção da síndrome alcoólica fetal, que ainda preocupa muito as organizações e entidades de saúde em todo o mundo.

No dia 9 de setembro foi comemorado o dia da prevenção da síndrome alcoólica fetal (SAF), que ainda preocupa muito as organizações e entidades de saúde em todo o mundo.

Isso acontece porque até hoje muitas mulheres não interrompem o uso do álcool durante a gestação, criando uma situação negativa inevitável para o seu bebê, como déficit de crescimento, alterações em características faciais e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), as crianças atingidas podem ter problemas relativos à memória, fala, audição, aprendizagem – principalmente em matemática e na resolução de problemas – e dificuldades no relacionamento com outras pessoas.

“O principal risco para o feto é as alterações do sistema nervoso central, que vai desde alterações comportamentais mais leves até o retardo mental”, explica o pediatra Ariel Azambuja.

A SAF é o transtorno mais grave do espectro de desordens fetais alcoólicas (fetal alcohol spectrum disorders – FASD). O Ministério da Saúde estima que um a cada mil recém-nascidos apresente esta condição, entretanto os números reais podem ser bem maiores.

Leia também: Síndrome alcoólica fetal: saiba como prevenir e tratar

“O álcool ingerido pela mãe atravessa a placenta e expõe o feto as mesmas concentrações de etanol que a mulher está exposta”, alerta a psicóloga Gizele Alves Martins, que também é mestre em Neurociências, atuante no CENSA Betim, entidade que atende portadores da síndrome alcoólica fetal.

SAF: acompanhamento multiprofissional

A condição da síndrome é irreversível, porém o acompanhamento de uma equipe multiprofissional pode minimizar as dificuldades enfrentadas no dia a dia.

Segundo o pediatra Ariel Azambuja, o acompanhamento multiprofissional após o nascimento vai desde o diagnóstico da síndrome, a identificação das áreas afetadas e as estimulações específicas.

“O acompanhamento psicológico é fundamental para reduzir os comportamentos disruptivos, como a hiperatividade e a irritabilidade. Além disto, indica-se acompanhamento psicopedagógico para o desenvolvimento de aspectos cognitivos e de aprendizado”, comenta Gizele Alves Martins.

Para a psicóloga, a alfabetização destas crianças, assim como o aprendizado de outras matérias, pode ficar comprometido. “A intervenção deve ser realizada o mais cedo possível para permitir que o indivíduo vá cada vez mais alcançando uma certa independência e qualidade de vida”, diz.

Prevalência de casos de SAF no Brasil e no mundo

Estimativas mundiais indicam que a prevalência média dos casos da síndrome alcoólica fetal se encontra entre 0,5 a 2 casos para mil nascidos vivos, superando índices de outros distúrbios do desenvolvimento como a síndrome de Down e a espinha bífida. Ainda, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 0,1% das mortes atribuídas ao álcool em 2012 dizem respeito a condições neonatais, incluindo a SAF.

Leia mais: Saiba os riscos do consumo de álcool na gestação

Nos Estados Unidos, estima-se que a cada ano 40 mil bebês nascem com SAF, tornando este distúrbio mais comum que novos diagnósticos de transtorno do espectro autista e uma das principais causas evitáveis de deficiência intelectual. Recentes estudos sugerem que casos de SAF podem chegar a aproximadamente 50 por mil entre os nascimentos no país.

No Brasil, anualmente 1.500 a 3 mil casos novos podem surgir se a prevalência de 0,5 a 2 por mil nascidos vivos for considerada.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.