Implante coclear: o que é e quais as indicações?

O implante coclear é um aparelho eletrônico digital que pode restaurar a função auditiva nos pacientes portadores de surdez severa a profunda.

O implante coclear é um aparelho eletrônico digital de alta complexidade tecnológica que pode restaurar a função auditiva nos pacientes portadores de surdez severa a profunda que não se beneficiam com o uso de próteses auditivas convencionais, inclusive de crianças.

O implante funciona estimulando diretamente o nervo auditivo através de pequenos eletrodos colocados dentro da cóclea. Estes estímulos são levados via nervo auditivo para o cérebro.

Diferentemente dos casos de surdez pós-lingual, os pacientes que já nasceram com uma grande perda auditiva ou que a adquiriram antes dos três anos de idade podem encontrar dificuldades na aquisição espontânea do seu idioma materno, sendo recomendada a intervenção familiar, médica e fonoaudiológica para evitar atrasos no desenvolvimento linguístico e no aprendizado.

“O principal sintoma de surdez em crianças é o atraso da linguagem quando ainda não desenvolvida, troca de fonemas, colocar dispositivos de mídia em volume mais alto que o normal, pedir toda hora para repetir frases, desatenção frequente em atividades”, diz o coordenador do Departamento de Implante Coclear da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, Felippe Felix.

Esse implante pode ser realizado a partir dos seis meses de vida, somente contraindicado em pacientes que possuem alguma má formação de cóclea ou ausência de nervo auditivo, assim precisamos analisar através de ressonância magnética e tomografia quem teria a anatomia normal, capaz de realizar a cirurgia, segundo explica o especialista.

Receba todas as novidades em Medicina! Inscreva-se em nossa newsletter!

estetoscópio em cima de prontuário de paciente que começará a usar implante coclear

Implante coclear no SUS

O implante coclear está disponível pelo SUS, mas o tempo de espera depende de cada caso e da fila. Geralmente, demora de três a cinco meses, após a pessoa ter passado por toda avaliação. Crianças têm prioridade na solicitação.

A cirurgia é realizada sob anestesia geral com uma pequena incisão por trás da orelha e acesso ao osso até a cóclea para posicionar o implante. “Um mês depois da cirurgia é ligado o implante e o paciente começa a escutar. A taxa de complicações é extremamente baixa na mão de profissionais com treinamento”, afirma Felippe Felix.

Essa técnica já está disponível no Brasil há mais de 30 anos. O custo varia de acordo com o avanço do aparelho, modelos mais simples 45 mil e mais avançados chegam a 90 mil reais, mas ninguém precisa desembolsar esse valor, uma vez que o SUS e os planos de saúde cobrem a cirurgia e os aparelhos.

Leia também: Surdez Profunda Unilateral: o que fazer?

Surdez é uma das cinco prioridades da OMS

Em pesquisa realizada pela OMS, de 2013 a 2015, a surdez ocupou o quarto lugar na lista de doenças. Ela é considerada a primeira deficiência com mais impacto no índice de qualidade de vida da população, mais do que deficiência visual, de locomoção e outras 345 doenças. Isso levou a OMS a colocá-la como uma de suas cinco prioridades para este século.

Notadamente, o avanço da longevidade é um fator que contribui para a relevância da surdez. Uma população mais velha implica perda natural de audição, explica o especialista. Outro fator é o impacto do trauma acústico, que pode acarretar lesões permanentes. Fones de ouvido, lugares barulhentos ou com grande ruído são os grandes vilões, e a população mais jovem, as maiores vítimas, justamente por sua predisposição ao uso de fones de ouvido.

Estima-se que 400 mil pessoas no mundo sejam usuários de implantes cocleares, sendo contabilizados cerca de 7 mil somente no Brasil.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referência bibliográfica:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.