Implicações da auditoria clínica na prática assistencial

Os hospitais têm utilizado como forma de gestão o conceito de governança clínica, que possui dentro de seus principais elementos a auditoria clínica.

Nos últimos tópicos foram relacionados os principais indicadores assistenciais da terapia intensiva, como a taxa de infecção de corrente sanguínea, taxa de pneumonia associada a ventilação mecânica, incidência de lesões associadas ao decúbito, entre outros. Surge, então, o grande desafio de chegar ao resultado esperado, e mais difícil, mantê-lo: a auditoria clínica.

500x120-assinatura

Os hospitais têm utilizado como forma de gestão o conceito de governança clínica, que possui dentro de seus principais elementos a auditoria clínica. A mesma consiste na avaliação crítica e contínua dos processos relacionados à assistência, assim como os procedimentos relacionados.

Instrumentos de auditoria (checklist, ficheiros, software de notificações, etc) devem ser criados de acordo com a realidade do hospital e implementados de acordo com as fragilidades. Podemos exemplificar facilmente com a prevenção de ICS. No momento do procedimento, o médico responsável é avaliado por outro profissional de saúde quanto às etapas do processo: lavagem adequada das mãos, uso correto de capote, degermação, sítio adequado de punção…

Esta avaliação deve ter um caráter informativo, nunca punitivo e as não conformidades encontradas devem ser tratadas no momento do procedimento.

Cito este exemplo pois, além de comum e atual, coloca o médico numa situação diferente do habitual. Sim, todos serão auditados, independente da função que exerçam no hospital. Alguns podem sentir desconforto, mas este é o caminho para que a multidisciplinaridade exerça sua verdadeira função, sempre focando na segurança do paciente.

Os resultados dessas auditorias devem ser expostos para toda equipe assistencial, discussões devem ser incentivadas e programas de treinamento realizados de acordo com as fragilidades encontradas, fechando-se assim o ciclo contínuo entre auditoria-resultado-treinamento.

ericperemanis

250x250-1

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags