Incentivos financeiros para a cessação do tabagismo na gravidez

Foi feito um ensaio clínico randomizado multicêntrico controlado sobre incentivos financeiros para a cessação do tabagismo na gravidez.

O tabagismo durante a gestação pode prejudicar o feto, trazendo desfechos obstétricos e neonatais desfavoráveis. Contudo, é um fator de risco evitável. Mas para que consigamos evitar o tabagismo na gravidez, é necessário tomarmos medidas de saúde pública. Por isso, hoje trago um ensaio clínico randomizado multicêntrico controlado sobre incentivos financeiros para a cessação do tabagismo na gravidez. Artigo publicado no The BMJ em dezembro de 2021 e, sua pesquisa, foi realizada em dezoito maternidades da França.

tabagismo na gravidez

O estudo

Participaram do estudo 460 grávidas tabagistas; sendo randomizadas para incentivos financeiros 231 grávidas e 229 para o grupo controle. As participantes do grupo de incentivos financeiros receberam um voucher equivalente a € 20, além de aumento progressivo dos vouchers em cada visita do estudo, se elas estivessem abstinentes. Já as participantes do grupo controle não receberam incentivo financeiro para abstinência. Todas as participantes receberam uma taxa de participação de € 20 a cada seis visitas realizadas.

Leia também: Os perigos diretos e indiretos do tabagismo para a saúde dos ossos

Resultado

Os resultados mostraram que incentivos financeiros para recompensar a abstinência do fumo em comparação com nenhum incentivo financeiro, foi associado a um aumento da taxa de abstinência em fumantes grávidas. Incentivos financeiros dependentes da abstinência do fumo poderiam ser implementados como um método seguro e eficaz intervenção para ajudar fumantes grávidas a pararem de fumar.

Referência bibliográfica:

  • Berlin I, Berlin N, Malecot M, Breton M, Jusot F, Goldzahl L et al. Financial incentives for smoking cessation in pregnancy: multicentre randomised controlled trial BMJ 2021; 375 :e065217 doi:10.1136/bmj-2021-065217 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.