Incorporação de nusinersena terá consulta pública da Conitec

A Conitec abrirá consulta pública sobre a incorporação de nusinersena para pacientes com Atrofia Muscular Espinhal (AME) dos tipos II e III.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) abrirá consulta pública sobre a incorporação do Spinraza® (nusinersena) para pacientes com Atrofia Muscular Espinhal (AME) dos tipos II e III.

A Conitec avaliou os estudos relacionados ao uso do medicamento e a proposta de compartilhamento de risco apresentada pela empresa Biogen, e recomendou inicialmente, por maioria simples, a não incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS), por considerar não haver evidências científicas suficientes para uma recomendação favorável.

As contribuições enviadas durante a consulta pública poderão confirmar ou modificar a avaliação inicial da Conitec. Os interessados podem acompanhar a abertura do processo através do site.

O SUS já oferta o nusinersena para pacientes com AME 5q do tipo 1.

Incorporação de nusinersena terá consulta pública da Conitec para pacientes de AME II e III

Processo de avaliação do nusinersena

A consulta pública será aberta, após publicação no Diário Oficial da União (DOU), tanto para contribuições técnico-científicas, como também para relatos de experiência sobre o uso do medicamento ou demais aspectos relacionados à Atrofia Muscular Espinhal dos tipos II e III.

Após essa etapa, o tema retornará à pauta da Comissão para avaliação das contribuições, elaboração da recomendação final e, por fim, encaminhado para decisão final de incorporação ou não ao SUS pelo secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. O processo deve ser concluído em até 180 dias.

Veja mais: Incorporação do medicamento burosumabe ao SUS está em consulta pública

Novos resultados demonstram benefícios sustentados em pacientes pré-sintomáticos

A Biogen anunciou, em julho desse ano, novos resultados do estudo Nurture, o mais longo em pacientes pré-sintomáticos com atrofia muscular espinhal (AME) e que está mudando as expectativas do tratamento precoce com nusinersena.

Entre outros dados, o estudo demonstrou que, em bebês com diagnóstico genético de AME e início de tratamento na fase pré-sintomática, o tratamento precoce e contínuo com o nusinersena, por até quatro anos e oito meses, permitiu uma sobrevida sem precedentes na história natural da enfermidade. Os pacientes continuaram mantendo e conquistando ganhos progressivos na função motora em comparação à história natural da doença.

Os novos dados do Nurture incluem quase um ano de acompanhamento adicional dos participantes do estudo. Até fevereiro de 2020, todos os pacientes tratados (n=25; idade média de 3,8 anos) permaneceram livre de ventilação permanente.

Em média e de acordo com a história natural da enfermidade, na ausência do tratamento, a maioria das crianças com AME tipo 1 não chegaria ao segundo ano de vida. Além disso, todas as crianças que conquistaram a capacidade de andar com independência (a maioria dentro do prazo esperado) mantiveram esse marco motor, desde a primeira ocorrência até a última visita.                    

O Nurture é um estudo aberto, de fase 2, que está analisando 25 pacientes pré-sintomáticos, com diagnóstico genético de AME (mais suscetíveis a desenvolver AME tipo 1 ou 2), que receberam sua primeira dose de Spinraza® (nusinersena) antes de seis semanas de vida.

O estudo foi estendido por mais três anos, permitindo que a Biogen avalie a eficácia e segurança de longo prazo do nusinersena em pacientes com até oito anos de idade e compreenda o impacto do tratamento precoce.

Sobre o medicamento

O nusinersena) é o primeiro e único remédio disponível para o tratamento da AME no Brasil. Foi registrado para AME 5q no Estados Unidos, Japão, Canadá, Alemanha e China.

O medicamento já está disponível em cinquenta países, sendo que quarenta desses já apresentam processos formais de acesso. No Brasil é a única opção aprovada de tratamento para pacientes de AME.

Desde o seu lançamento, mais de 10 mil pacientes já foram tratados com o nusinersena no mundo.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

  • https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/saude-realizara-consulta-publica-sobre-a-incorporacao-do-spinraza-r-fe0f-para-a-ame-tipos-ii-e-iii
  • http://conitec.gov.br/consultas-publicas
  • Swoboda KJ, et al. Nusinersen Effect in Infants Who Initiate Treatment in a Presymptomatic Stage of SMA: NURTURE Results. Presented at: Cure Spinal Muscular Atrophy (CSMA) 2020, Jun 10th – Jun 12th, 2020; Virtual.
  • De Vivo DC, Bertini E, Swoboda KJ, Hwu W-L, Crawford TO, Finkel RS, et al. Nusinersen initiated in infants during the presymptomatic stage of spinal muscular atrophy: Interim efficacy and safety results from the Phase 2 NURTURE study. Neuromuscul Disord. 2019 Nov;29(11):842–56.
  • Biogen. Biogen Earning Presentations Q4 2019 [Internet]. 2020. Available from: http://investors.biogen.com/static-files/ce31eed8-8862-4beca63f-77c0fd6e15a1
  • Lunn MR, Wang CH. Spinal muscular atrophy. Lancet. 2008 Jun;371(9630):2120–33.
  • Farrar MA, Kiernan MC. The Genetics of Spinal Muscular Atrophy: Progress and Challenges. Neurother J Am Soc Exp  Neurother. 2015 Apr;12(2):290–302.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.