Indicações das vacinas contra o HPV no Brasil

As vacinas de HPV disponíveis atualmente são imunizantes que atuam para prevenir infecções e doenças causadas pelos vários subtipos de HPV.

As vacinas de HPV disponíveis atualmente são medicações da classe dos imunizantes que atuam para prevenir infecções e doenças causadas pelos vários subtipos de HPV conhecidos.

Leia também: A detecção do vírus HPV em amostras de mucosa oral em pacientes pediátricos

Existem mais de 200 subtipos de HPV conhecidos hoje. Sabe-se que o HPV está relacionado ao câncer de colo uterino, glande, ânus entre outros. A infecção por HPV é a IST em mais transmitida no mundo. A relação do HPV com neoplasia cervical, entretanto, tem menos de 50 anos de estudos. O que torna a vacina contra HPV um grande marco e necessidade para prevenção de doença que cursa silenciosa apresentando-se muitas vezes em estados avançados em países com baixa cobertura com preventivo de câncer de colo uterino (Papanicolau).

Indicações das vacinas contra o HPV no Brasil

Hoje no mundo temos disponíveis três vacinas para HPV (duas delas disponíveis no Brasil):

  1. A vacina quadrivalente, da empresa Merck Sharp & Dohme (nome comercial Gardasil), que confere proteção contra HPV 6, 11, 16 e 18.
  2. A vacina bivalente, da empresa GlaxoSmithKline (nome comercial Cervarix), que confere proteção contra HPV 16 e 18 (não disponível mais nos EUA).
  3. A vacina nonavalente (só nos EUA) confere proteção contra os subtipos 6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52, e 58

Campanha de vacinação

O Ministério da Saúde, em 2014, iniciou a implementação no Sistema Único de Saúde da vacinação gratuita contra o HPV em meninas de 9 a 13 anos de idade, com a vacina quadrivalente. Esta faixa etária foi escolhida por ser a que apresenta maior benefício, por causa da grande produção de anticorpos e por ter sido menos exposta ao vírus por meio de relações sexuais.

Em 2017 a vacinação foi ampliada para as meninas/adolescentes de 9 a 14 anos e introduzida para a população masculina de 11 a 14 anos e de nove a 26 anos de idade vivendo com HIV/Aids, além de indivíduos submetidos a transplantes de órgãos sólidos/medula óssea e pacientes oncológicos. Em 2021 mulheres imunossuprimidas de 26 a 45 anos também foram incluídas. A vacinação não está disponível no SUS para pessoas imunocompetentes acima de 14 anos.

Saiba mais: Novas recomendações para rastreamento para o câncer de colo de útero e vacinação contra o HPV

Já a vacina nonavalente tem sido indicada para toda a população de 9 a 45 anos de idade para prevenção de neoplasias relacionadas a ação dos diferentes subtipos de HPV (disponível apenas nos EUA).

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo