Leia mais:
Leia mais:
ANS aprova incorporação de seis terapias orais contra o câncer por planos de saúde
ADA 2022: Avaliação do IMC de crianças expostas a metformina intraútero
Tratamento contra o câncer é ampliado no SUS
Qual o impacto dos pontos de corte baseados no IMC para a realização das cirurgias de artroplastia total do joelho?
Indicações das vacinas contra o HPV no Brasil

Índice de massa corporal aumentado pode estar associado à neoplasia colorretal precoce

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A neoplasia colorretal é a terceira mais comum no mundo, sendo observado nos últimos anos um aumento na incidência desse tipo de câncer entre pacientes com menos de 50 anos. O maior aumento na incidência de neoplasia colorretal precoce ocorre entre indivíduos com 20-39 anos, os quais não são habitualmente incluídos nos programas de rastreamento.

O excesso de gordura corporal, comumente avaliado pelo índice de massa corporal (IMC), é um fator de risco bem estabelecido para câncer colorretal, mas pouco se conhece sobre seu impacto em indivíduos com neoplasia precoce. O aumento de indivíduos obesos poderia explicar a ampliação do número de casos de câncer colorretal em pessoas mais jovens.

Por esse motivo, Hengjing Li e colaboradores conduziram estudo de revisão sistemática com metanálise para avaliar a associação do IMC com neoplasia colorretal.

médico conversando sobre neoplasia colorretal precoce

IMC e neoplasia colorretal precoce

Duzentos e vinte nove artigos foram revisados, dos quais 12 foram elegíveis para revisão sistemática e seis incluídos na metanálise. Foram considerados os estudos que avaliaram a associação de neoplasia colorretal e IMC. Foram excluídos os trabalhos que avaliaram somente pacientes com mais de 55 anos ou que não reportaram dados em pacientes mais jovens.

Neoplasia colorretal precoce foi definida como aquela de início antes dos 55 anos de idade.

Leia também: 45 é o novo 50? Rastreio do câncer colorretal

Resultados

Risco aumentado de neoplasia colorretal precoce foi observado entre pacientes com sobrepeso e obesidade comparado a peso normal (odds ratio [OR] 1,42; IC95% 1,19–1,68). O aumento do risco foi diretamente proporcional ao aumento do IMC, sendo maior para obesidade (OR 1,88; IC95% 1,40–2,54) em relação a sobrepeso (OR 1,32; IC95% 1,19–1,47).

Todos os estudos que utilizaram IMC aferido no final da adolescência tiveram associação positiva com câncer colorretal. O resultado encontrado é semelhante ao observado em estudos prévios que incluíram pacientes com neoplasia colorretal de todas as idades.

Limitações

O momento de avaliação do IMC, diferentes critérios de inclusão e exclusão entre os estudos e ajustes de covariáveis limitam a análise dos dados. Além disso, a metanálise pode ter sido impactada por um grande estudo na população judaica que contribuiu com a maioria dos dados, dificultando, assim, a generalização dos achados.

Veja mais: Câncer colorretal: estudo analisa os principais fatores de risco

Conclusões

Sobrepeso e obesidade podem ser fatores de risco para neoplasia colorretal precoce. A pandemia de obesidade poderia, então, contribuir para o aumento no número de casos de câncer colorretal entre indivíduos com menos de 55 anos. Medidas de prevenção e tratamento da obesidade entre adolescentes e adultos jovens são importantes na redução dessa neoplasia.

Referência bibliográfica:

  • Li Hengjing MM, et al. Association of Body Mass Index With Risk of Early-Onset Colorectal Cancer: Systematic Review and Meta-Analysis. Am J Gastroenterol 2021. 116(11):2173-2183.  doi: 10.14309/ajg.0000000000001393
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.