Individualização é a palavra-chave para o uso seguro dos opioides para dor

O tratamento da dor crônica pode ser bastante desafiador para muitos pacientes. Veja como utilizar os opioides para estes casos.

O tratamento da dor crônica pode ser bastante desafiador para muitos pacientes. Em diversos casos, como naqueles em que há evidências da dor neuropática, pode ser necessária a prescrição de medicações mais fortes, como os opioides, em conjunto com outras substâncias de menor ou maior intensidade.

Os opioides são utilizados individualmente ou associados com medicamentos não opioides para o tratamento da dor moderada a severa. Os opioides são muito parecidos com substâncias naturais (endorfinas) produzidas pelo organismo para controlar a dor.

Com isso, alguns pacientes podem apresentar resistência ao tratamento, em razão do receio de utilizar remédios que possam aumentar a sua chance de dependência destas substâncias.

“Muitas pessoas têm medo da morfina e outros opióides. No entanto, uma dose baixa desta classe de medicamentos, muitas vezes, é mais eficaz do que uma alta dose de outros remédios considerados mais fracos”, explica o ortopedista Juliano Fratezi, especialista em coluna e pós-graduado em dor pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP).

profissional fazendo infusão de opioides

Escolha dos opioides

A escolha dos opioides depende da intensidade da dor, de acordo com a Escada Analgésica da Organização Mundial da Saúde. Eles são utilizados em dores de moderadas a severas, oncológicas ou não.

“Das opções presentes em nosso país para dor moderada podem ser utilizados: a codeína, o tramadol, a buprenorfina transdérmica, a oxicodona (até 20 mg/24hs) e a morfina (até 30 mg/24 hs). No caso das dores severas temos: a morfina, a oxicodona, a buprenorfina transdérmica, o fentanil transdérmico e a metadona”, esclarece a médica e anestesiologista Maria Teresa Rolim Jalbut Jacob, especialista em tratamento de dor crônica, medicina canabinoide e acupuntura, além de responsável pelo Centro Bem-Saúde e Bem-Estar, em Campinas, no interior de São Paulo.
Aumento na compra de opioides nos últimos anos

Uma pesquisa publicada em 2018 no American Journal of Public Health revela um aumento de 465% na compra de opioides entre 2009 e 2015. Estudos baseados em dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também apontam para o aumento do uso deste tipo de medicamento no Brasil.

Para o médico Juliano Fratezi, é necessário cuidado na prescrição, mas seu uso não deve ser desconsiderado, principalmente para casos de dores crônicas.

“Em casos de pacientes em crise de dor, do tipo 10/10, não tem como tratar com analgésicos leves e anti-inflamatórios somente. Às vezes, temos que dar o opioide na dose correta e tirar o paciente daquela crise para conseguir conduzi-lo à fisioterapia, à cirurgia ou iniciar outro tratamento que possa corrigir o problema e, então, conseguirmos tirar a medicação mais forte”, pontua Fratezi.

Leia também: Efeitos cardiovasculares dos opioides e estratégias para reduzi-los

O ortopedista ressalta que seguir as recomendações do médico prescritor é fundamental para minimizar os efeitos colaterais e o risco de adicção dos opioides. “É importante não ter pressa de tirar a medicação, seguir a recomendação é conversar com o especialista sobre como utilizar aquela droga”, diz Fratezi. Dentre os efeitos colaterais mais comuns estão a sonolência, constipação, náuseas e vômitos.

Doença crônica e multifatorial

A dor crônica é uma doença crônica e multifatorial e, como tal, o tratamento deve ser multidisciplinar.

“O tratamento medicamentoso deve ser individualizado, de acordo com as patologias coexistentes e medicações de uso contínuo, sempre atento à possibilidade de interações medicamentosas. Além da necessidade do tratamento farmacológico, o paciente necessita uma abordagem holística para uma reintegração biopsicossocial e para melhora da qualidade de vida”, orienta Jacob.

Geralmente, os efeitos colaterais tendem a desaparecer após alguns dias, no entanto, ao persistirem, devem servir como alerta para médico e paciente. “É importante ressaltar que o uso prolongado dos opióides e em altas quantidades, pode gerar tolerância e o paciente pode apresentar sintomas físicos de dependência e sinais de abstinência na retirada do medicamento, além de apresentar maior risco para o surgimento de danos neurológicos, como comprometimento da memória, lentidão, entre outros”, alerta Fratezi.

Orientações aos médicos

É consenso que o médico deve atender o paciente levando em consideração qual o tipo de dor crônica ele apresenta e qual o melhor método terapêutico.

“Os opioides podem estar associados a outras medicações no tratamento desses pacientes, ou em conjunto com procedimentos intervencionistas. Para pacientes sem tratamento prévio com opioides, deve-se prescrever a quantidade de opioides que se julgar ser necessária para a gravidade esperada e duração da dor para evitar intoxicações. Já para pacientes com tratamento crônico de opioides, deve se atentar para a indução de tolerância, perdendo-se assim a efetividade”, orienta o anestesiologista Rafael Mercante Linhares, que também é médico da Dor do Hospital Badim, no Rio de Janeiro.

Veja mais: Tolerância aos opioides: você sabe como evitar?

As orientações para a boa prática clínica no uso dos opioides para o tratamento da dor, em especial da dor crônica, levam em consideração os chamados 3 T’s: (em inglês: titration, tailoring, tapering), que significam: titulação, ajuste e transição.

“Dessa forma é possível nortear o tratamento, iniciando o uso com doses baixas (titulação), ajustando-as de acordo com as características de cada paciente e, então, a partir da melhora clínica e do estabelecimento de uma conduta que inclua outras opções de tratamento – sejam eles conservadores ou cirúrgicos – passamos para a fase de transição, que consiste na redução gradual do uso do opioide”, pontua Fratezi.

Segundo os especialistas, o tratamento adequado deve incluir ainda uma abordagem psiquiátrica e/ou psicológica, reabilitação física e alimentação equilibrada.

“Existem muitas opções para o tratamento de dores crônicas. Mas, deve-se valorizar o aspecto multidisciplinar para um completo entendimento da situação que leva ao paciente sentir dor crônica. Muitos procedimentos intervencionistas podem ajudar o tratamento farmacológico convencional, assim como a Organização Mundial de Saúde (OMS) descreve no seu quarto degrau da escada analgésica. Especificamente em relação aos opioides, deve-se se atentar para a correta indicação, levando-se em consideração às possíveis dependências físicas e psicológicas destes fármacos”, conclui Linhares.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

 

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.