Infecção do trato urinário complicada: fisiopatologia, sintomas e diagnóstico

Relembre os sinais ou sintomas que sugerem infecção do trato urinário complicada e veja como os conteúdos do Whitebook podem ajudar na rotina.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

A infecção do trato urinário (ITU) é frequente em atendimentos médicos ambulatoriais e hospitalares, e é importante sempre ter atenção aos casos complicados em adultos. Mas vamos relembrar quais sinais ou sintomas adicionais às queixas urinárias comuns (disúria, polaciúria, urgência urinária, hematúria e/ou dor suprapúbica) sugerem ITU complicada:

  • Febre (> 37,7ºC);
  • Calafrios, tremores, fadiga ou mal-estar significativos;
  • Lombalgia ou sensibilidade em ângulo costovertebral;
  • Náuseas ou vômitos;
  • Dor pélvica ou perineal em homens.

Os pacientes com anormalidades urológicas (como nefrolitíase, estenoses, stents ou drenos), imunocomprometidos ou diabetes não controlada não são classificados automaticamente com ITU complicada na vigência de sintomas urinários baixos.

Por outro lado, esses pacientes apresentam logicamente fatores de risco para infecções graves, as quais podem evoluir rapidamente. É importante ressaltar que toda pielonefrite é considerada uma infecção urinária complicada, e que nem todos os pacientes com ITU aguda complicada apresentam sintomas exuberantes e facilmente detectáveis.

Leia mais: Aprovado novo antibiótico para infecção urinária complicada

As ITUs em gestantes e pacientes transplantados renais são considerados como categorias específicas não classificadas como complicadas ou não complicadas e o manejo de ITUs são específicos.

As complicações possíveis da ITU complicada incluem bacteremia, sepse, disfunção orgânica sistêmica, choque e/ou falência renal. Tais complicações são mais prováveis de ocorrer em pacientes com obstrução ou instrumentação recente em vias urinárias, e em pacientes idosos ou diabéticos.

Microbiologia: A Escherichia coli consiste no patógeno mais frequente associado às ITUs complicadas, seguido de outras enterobactérias (como Klebsiella spp. e Proteus spp.), Pseudomonas, enterococos e estafilococos. Vários desses já foram descritos com propriedades de multirresistência a diversos antimicrobianos.

Podcast: Infecção do trato urinário: caso clínico

Diagnóstico e tratamento: Tais abordagens sugeridas pelo UpToDate foram recentemente atualizadas em nosso fluxograma. Aproveite e verifique as atualizações no conteúdo Infecção Urinária Complicada com Internação.

Alguns outros temas no Whitebook:

Veja, também, o vídeo sobre Infecção do Trato Urinário na categoria Clinical Drops!

Gostou de saber mais sobre os conteúdos do aplicativo médico número 1 do Brasil? 😊

Coautor: Dr. Rafael Duarte, ⁠⁠⁠⁠⁠microbiologista.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Até o próximo post!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades