Infecção urinária: maior consumo de água reduz recorrência da doença

A cistite é um tipo de infecção urinária que acomete a bexiga e é muito muito comum em mulheres. Beber água em abundância por ajudar a prevenir a doença.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A cistite é um tipo de infecção urinária causada geralmente pela bactéria Escherichia coli que acomete a bexiga. A incidência da doença é muito comum nas mulheres, e algumas apresentam quadros recorrentes da infecção. Um estudo realizado recentemente mostrou que o maior consumo de água está associado à menor incidência de infecção urinária, principalmente em mulheres jovens, na fase da pré-menopausa.

A importância da hidratação na prevenção de infecção urinária foi o tema da pesquisa randômica e controlada realizada entre 2013 e 2016 e publicada em outubro na revista Jama Network. O levantamento designou 140 mulheres, com idade média de 35,7 anos, diagnosticadas com cistite recorrente (<3 episódios no ano anterior ao do estudo) que relataram beber menos de 1,5 L de água por dia, e as acompanhou por 12 meses. No início da pesquisa, foram realizadas análises de hidratação urinária, consumo diário de líquidos e sintomas de cistite.

Leia mais: Nitrofurantoína é melhor que fosfomicina na infecção urinária?

As participantes foram designadas aleatoriamente em dois grupos (1:1), o primeiro começou a beber diariamente 1,5 L de água adicionado à rotina comum de hidratação (n=70) e o segundo manteve os hábitos normais de ingestão de líquidos (n=70). Os desfechos primários observados foram a alteração na recorrência de cistite nas pacientes. Os desfechos secundários refletiram na quantidade de antimicrobianos utilizada no tratamento da infecção urinária e em maiores intervalos entre cada ressurgimento da doença.

Após 12 meses, o índice médio de episódios de cistite no grupo da água foi de 1,7 (IC 95%; 1,5-1,8) e no segundo grupo a média de casos foi de 3,2 (IC 95%; 3,0-3,4). A diferença média foi de 1,5 (IC 95%, [1,2-1,8] P < 0,001). No total, houve 327 incidências de infecção urinária; no grupo que tomou 1,5 L de água ao dia houve 111 episódios de cistite e no grupo que manteve a rotina normal de hidratação ocorreram 216 casos. Para tratar a infecção urinária, a quantidade média de antimicrobianos utilizada no grupo da água foi de 1,9 (IC 95%; 1,7-2,2) e no segundo grupo foi de 3,6 (IC 95%; 3,3-4,0), a diferença média foi de 1,7 (IC 95%, [1,3-2,1]; P < 0,001).

O estudo concluiu que o consumo de água é um forte aliado no combate à infecção urinária e auxilia na prevenção da recorrência de cistite em mulheres jovens, além de ser um método mais barato do que o uso de antibióticos para conter a cistite.

Referências:

  • Hooton TM, Vecchio M, Iroz A, et al. Effect of Increased Daily Water Intake in Premenopausal Women With Recurrent Urinary Tract InfectionsA Randomized Clinical TrialJAMA Intern Med. Published online October 01, 2018. doi:10.1001/jamainternmed.2018.4204

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades