Infecção urinária na gestação: o que precisamos saber?

Tratamento da infecção urinária na gestação serão os antibióticos de amplo espectro, sejam eles dose única ou estendidos.

A bacteriúria assintomática, definida como Urinocultura positiva com mais de 105 UFC, está presente em cerca de 2-5% das gestações. 

Um recente estudo da Cochrane envolvendo 2000 gestantes com bacteriúria assintomática evidenciou que o tratamento dessa entidade na gestação reduz o risco de pielonefrite aguda, prematuridade e baixo peso ao nascer, sem, no entanto, influenciar no óbito neonatal.

Infecção urinária na gestação

Tratamento da infecção urinária na gestação

O tratamento de primeira linha serão sempre os antibióticos de amplo espectro, sejam eles dose única como a fosfomicina ou estendidos com a nitrofurantoína.  Na presença de sintomas, definido como cistite, o esquema ampliado com amoxilina ou nitrofurantoina ou ainda a cefuroxima deve ser escolhido.  

No entanto, fundamental após qualquer tratamento para infecção urinária é a coleta de uma nova amostra de urina sete dias após o término do esquema escolhido para que tenhamos a certeza do tratamento adequado.  

Na vigência de sinais sistêmicos como náusea, febre e dor lombar, o diagnóstico de pielonefrite aguda deve ser levantado. Lembrando que 30% dos casos de bacteriúria assintomática evoluem para pielonefrite aguda.  

A internação da gestante portadora de pielonefrite é mandatória assim como a coleta de Urinocultura, hemocultura, hemograma, função renal e eletrólitos, seguida da instalação de antibioticoterapia venosa de amplo espectro.  

A manutenção do esquema venoso de antibiótico deve ser realizada até a paciente permanecer afebril por 48 horas. Sempre deve ser dada atenção a sinais e sintomas sugestivos de agravamento clínico materno com a sepse.  

Atenção deve ser dada aos casos obstrutivos que evoluem com pielonefrite, onde a intervenção cirúrgica é necessária, sendo a tomografia o padrão ouro do diagnóstico.  

A decisão cirúrgica para a litíase renal em gestante está indicada na presença de sepse materna (pielonefrite obstrutiva), dor refratária e insuficiência renal aguda obstrutiva.   

O uso ou não da tomografia está indicado a partir do momento em que o diagnóstico de litíase é fundamental para a definição de conduta, ou seja, quando o desfecho da paciente pode ser modificado após esse exame.  Dessa forma, o ultrassom de vias urinárias ainda ocupa um grande espaço nesse rastreio.  

 

Quer saber mais sobre gestação de alto risco? Conheça a GARexp, equipe formada por quatro obstetras que, através de um olhar diferenciado com vida acadêmica dedicada ao ensino e pesquisa, tem o desejo de aprofundar o conhecimento sobre a verdadeira “gestação de risco”.

Confira outros conteúdos da parceria da PEBMED com a GARexp:

Referências bibliográficas: 

  • kalinderi K, Delkos D, Kalinderis M, Athanasiadis A, Kalogiannidis I. Urinary tract infection during pregnancy: current concepts on a common multifaceted problem. J. Obstet Gynecol. 2018. May; 38(4):448-453.  
  • Smaill FM, Vazquez JC. Antibiotics for assyntomatic bacteriuria in pregnancy. Cochrane Database of Systematic Reviews 2019, Issue 11 Art. No: CD000490.  
  • Grette K, Cassity S, Holliday N, Rimawi BH. Acute pyelonephritis during pregnancy: a systematic review of the aetiology, timing and reported adverse perinatal risk during pregnancy. J Obstet Gynaecol. 2020. Aug; 40 (6):739-748.  

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.